CIÊNCIA & TECNOLOGIA
São Paulo receberá o maior festival de robótica do Brasil
O evento ocorre de 6 a 8 de março, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
Em 05/03/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foram meses de treino e de pesquisa para construir e programar robôs que ofereçam soluções para desafios de nosso dia a dia. Desenvolvidos por 1.500 jovens de escolas públicas e privadas de todo país, esses projetos serão colocados à prova nas arenas da maior competição da modalidade no Brasil: o Festival SESI de Robótica, que ocorre de 6 a 8 de março, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. O evento será aberto ao público durante todos os dias.
Os estudantes de 9 a 18 anos fazem parte de 168 equipes que aplicaram em seus robôs conhecimentos de ciências, matemática e outras disciplinas ligadas à tecnologia. Eles estarão distribuídos por 21 mil metros quadrados em três andares do espaço, onde participam da competição em três diferentes modalidades: a FIRST LEGO League, a FIRST Tech Challenge e a F1 in Schools (Fórmula 1 nas escolas).
Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Festival SESI de Robótica classifica as melhores equipes para torneios internacionais. Entre eles, o World Festival, a copa do mundo de robótica que será realizada em abril, em Houston (EUA). Conheça abaixo as categorias e os desafios desta temporada:
FIRST LEGO League
Reunidos em equipes de dois a dez participantes, os estudantes precisam elaborar um projeto buscando soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. O tema desta temporada, City Shaper (Cidades Inteligentes), desafia os jovens a pesquisar formas de melhorar a vida das pessoas nas cidades. Além do projeto de inovação, os participantes precisam construir um robô de LEGO que é programado para realizar uma série de missões, e também são submetidas a outras categorias de avaliação como Design do Robô, que envolve Programação e, conceitos de trabalho em equipe, respaldadas pelos valores e princípios da competição.
Ao todo, 100 equipes de todos os estados do Brasil participam da competição nesta categoria. Elas foram selecionadas após a realização de diversos torneios regionais, que vêm sendo realizados desde dezembro do ano passado. Os quatro primeiros colocados irão representar o Brasil no torneio internacional, realizado em abril, em Houston (EUA).
FIRST Tech Challenge
O SESI é o operador oficial da modalidade desde 2019, a FIRST Tech Challenge, que desafia estudantes do ensino médio a projetar, programar e construir um robô que seja capaz de realizar tarefas. Para isso, eles precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos, como se fossem engenheiros de verdade.
Os robôs são desenvolvidos com kits REV ou Tetrix, ou também podem utilizar outros materiais como acrílico, MDF e peças de metal. Ao todo, 35 equipes de 18 estados brasileiros participam da disputa este ano.
F1 nas Escolas
Voltado para estudantes de escolas SESI, com idades entre 9 e 19 anos, o desafio desta categoria é reproduzir a realidade de uma escuderia de Fórmula 1, idealizadora da competição. Além de criar e montar um carrinho que vai competir em uma pista de corrida em miniatura, os estudantes também precisam formar uma escuderia, ir atrás de patrocínio e criar um projeto social. Ao todo, 32 equipes compostas por estudantes da rede SESI de 18 estados brasileiros participam da disputa.
Abertas ao público
Área de experimentação livre – programação que busca engajar o público em atividades de produção de objetos e/ou sistemas por meio do exercício da criatividade, da exploração livre, da tentativa e erro e do aprender fazendo.
Desmonte e crie – nessa área, o público poderá aprender a abrir brinquedos eletrônicos que não são mais utilizados, conhecer seu funcionamento e reutilizar suas peças na área de livre experimentação para a produção de outros objetos. Para participar dessa atividade, é necessário trazer um brinquedo que seja movido a pilha, que se movimente e que possa ser aberto e desmontado, como por exemplo: carrinhos de controle remoto, robôs, bonecos, e ursos de pelúcia com movimento.
Oficinas - desenvolvidas por artistas e especialistas da área de tecnologia em conjunto com a equipe do Programa ACESSE, partem da experimentação para a construção de conhecimentos e reflexões sobre diversos temas, articulando-os com a prática pedagógica e a BNCC.
Programação voltada para professores e educadores. Inscrição prévia precisa ser feita no link: https://forms.gle/nPuor5Yp8pq5h5Tx7 (Com informações da Ascom CNI)