MOTOR
Só Toyota e Jeep crescem em vendas entre 10 maiores marcas no 1º tri.
Honda, que teve alta em 2015, começou ano com queda de 4,7%.
Em 13/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com queda de 23,3% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves (picapes e furgões) no 1º trimestre, apenas Toyota e Jeep conseguiram aumentar vendas, entre as 10 maiores marcas de carros, na comparação com o mesmo período de 2015.
Mesmo assim, o crescimento da marca japonesa foi pequeno, de 0,91%, de acordo com dados da federação dos concessionários, a Fenabrave.
O caso da Jeep é singular: a marca teve menos de 1 mil emplacamentos no 1º trimestre de 2015 - a Fenabrave só dá o número exato das 20 marcas que mais vendem-, quando ainda oferecia somente modelos importados no Brasil, o que prejudica a comparação .
O salto só ocorreu a partir de abril, quando lançou o SUV Renegade, fabricado no Brasil e que impulsionou a marca ao top 10 no ano.
Por outro lado, a Honda que, ao lado da Jeep, havia sido a única a crescer em todo 2015, começou 2016 com queda de 4,7%.
SUVs em alta
O recuo da Honda acontece mesmo com a ajuda do SUV HR-V na comparação das vendas entre 2015 e 2016.
Líder no segmento desde meados do ano passado, ele teve 15.053 emplacamentos de janeiro a março deste ano, conquistando o 7º lugar no ranking dos carros mais vendidos no país em 2016.
O volume foi bem maior que o de janeiro a março de 2015: o modelo só foi lançado no fim daquele trimestre, somando 2.382 unidades vendidas no período.
Seu maior rival, o Renegade, também não ajudou a Jeep no 1º trimestre de 2015, quando nem tinha sido lançado. De janeiro a março deste ano, porém, emplacou 13.232 unidades, "turbinando" o resultado da Jeep.
Puxadas pelos 2 modelos, Honda e Jeep ocupam a 8ª e a 9ª posição no ranking das marcas que mais vendem em 2016, respectivamente. Isso considerando não só automóveis, mas também picapes e furgões. Na lista que só considera os automóveis, a Honda é a 7ª e a Jeep repete a 9ª colocação.
Corolla carrega a Toyota
Ainda sem "beliscar" o efervescente segmento dos SUVs compactos no Brasil, a Toyota contou principalmente com as vendas do Corolla para obter resultado positivo neste 1º trimestre.
O sedã, cujo preço começa em R$ 68.740 e vai até mais de R$ 100 mil, não só superou o volume do Etios, modelo de entrada da Toyota no Brasil, como conquistou o único lugar da marca na lista dos 10 carros mais vendidos neste ano.
Com 15.223 unidades emplacadas entre janeiro e março, o Corolla foi o 6º modelo no ranking, superando HR-V, Volkswagen Fox, Renegade e Volkswagen Gol. As vendas do modelo subiram 4% em relação ao mesmo período do ano passado e foram 40% maiores do que as do Etios Hatch em 2016.
Mesmo acanhadas em relação ao sedã médio, os emplacamentos do carro mais barato da Toyota também cresceram no 1º trimestre: o Etios vendeu 14% mais do que entre janeiro e março de 2015.
Apesar do recente lançamento da nova geração, a picape Hilux não superou os emplacamentos que teve naquele período: o volume de vendas neste 1º trimestre foi 6,4% menor que o de 1 ano atrás.
No ranking de marcas que mais vendem em 2016, a Toyota é a 5ª, considerando automóveis e comerciais leves. Na lista que conta só as vendas de automóveis, é a 6ª.
Queda nas vendas das líderes
As demais marcas campeãs de vendas nos últimos 2 anos continuaram em queda.
Segunda colocada no ano passado, a General Motors superou a Fiat na venda de carros no 1º trimestre deste ano, considerando automóveis e comerciais leves.
A dona da Chevrolet emplacou 75.816 unidades contra 70.099 da fabricante de origem italiana, segundo a Fenabrave. Mesmo assim, o volume da GM foi 32,2% menor que o de janeiro a março de 2015. As vendas da Fiat recuaram ainda mais: 40,4%.
A terceira colocada, Volkswagen, vendeu 39,9% menos carros do que entre janeiro e março do ano passado, uma queda semelhante à da Ford, que passou do 4º para o 6º lugar.
Ainda de acordo com números da Fenabrave, também houve redução no volume de vendas de Hyundai (-4,95%), Renault (-27%) e Nissan (-11,7%), que completam o top 10 do ano com Toyota, Honda e Jeep.
Participação de mercado
Apesar de alcançar a liderança, a GM viu sua participação no total das vendas de automóveis e comerciais leves recuar de 17,25% no 1º trimestre de 2015 para 16,3% neste ano.
A fatia da Fiat diminuiu mais: de 19,4% para 15%. A da Volkswagen passou de 16,2% para 13,6%. Hyundai, Renault, Toyota, Honda, Nissan e Jeep aumentaram a participação.
Fonte: Auto Esporte