POLICIA
Solenidade marca passagem de comando geral da Polícia Militar
Ritos militares como a revista à tropa, entrega da espada ao novo comandante geral ...
Em 16/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) tem um novo comandante geral. O coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento assumiu o comando durante uma solenidade realizada na noite desta quinta-feira (15), no Quartel do Comando Geral (QCG), em Maruípe, Vitória, que contou com a presença do governador do Estado, Paulo Hartung, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia, entre outras autoridades.
Ritos militares como a revista à tropa, entrega da espada ao novo comandante geral e desfile militar marcaram a cerimônia. O coronel Edmilson dos Santos deixou o cargo que permaneceu por um ano e oito meses. Ele havia assumido o comando no dia 17 de maio de 2013. Em suas palavras, coronel Edmilson agradeceu pela oportunidade de comandar a PMES e disse que deixa o comando da corporação com tranquilidade, pois a Polícia Militar é uma instituição altamente preparada.
Aproximar a polícia da comunidade e intensificar as ações conjuntas com o trabalho investigativo da Polícia Civil, o Poder Judiciário, Ministério Público e demais forças de segurança, também farão parte dos desafios do novo comandante geral da Polícia Militar de acordo com o secretario de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia. Para ele, a experiência do novo comandante na área da Inteligência vai unificar ainda mais o trabalho das duas polícias.
“Nosso objetivo é a integração entre as Polícias Militar e Civil, com foco no aumento da presença ostensiva nas ruas e a redução dos indicadores de crimes contra a pessoa e ao patrimônio. Entramos no sexto ano de redução de homicídios e pretendemos melhorar ainda mais a segurança dos cidadãos do Espírito Santo. O novo comandante nos ajudará nas ações de proximidade e do diálogo com a sociedade”, afirma.
Coronel Marcos Antônio, novo comandante geral da Polícia Militar, disse que as prioridades serão intensificar o enfrentamento da violência, reduzir os índices de homicídios no Estado e fortalecer o serviço de Inteligência policial. “As agências de inteligência produzem conhecimento. O levantamento de informações mais apuradas auxilia os comandantes na tomada de decisão. Isso torna o trabalho da polícia mais eficiente”, diz o coronel que esteve à frente da Diretoria de Inteligência da PMES por dois anos.
O governador Paulo Hartung afirmou, durante a solenidade, que a Polícia Militar pode ter certeza que contará com a presença de toda equipe de governo nas ações diárias para implantação da cultura da paz.
"Precisamos fazer com que as instituições ligadas à segurança pública atuem de forma conjunta na disseminação da cultura e política de paz na sociedade. A integração é fundamental. Recentemente o país experimentou uma postura inovadora onde a União mudou de postura e assumiu em eventos específicos a questão da segurança pública. Cito como exemplo a visita do Papa Francisco, Copa das Confederações e Copa do Mundo. Estou esperançoso com a perspectiva de que o Governo Federal atue de forma mais ativa na segurança pública", finalizou.
Fonte:Secom ES