CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Solução da Máxima Sistemas eleva em 80% a eficiência nas vendas da Embalart.

Ferramenta permite à distribuidora capixaba negociação fluída com o cliente num simples toque.

Em 12/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

São Paulo – Possuir processos comerciais integrados tornou-se uma premissa vital para os negócios, principalmente no setor atacadista distribuidor, reconhecido como um dos mais dinâmicos e complexos da economia por conta do volume e da velocidade das vendas. Atenta a esta necessidade, a Embalart, uma das distribuidoras mais expressivas do Espírito Santo, encontrou na Máxima Sistemas a solução que faltava para gerir com eficiência a sua equipe de representantes externos no atendimento a mais de 600 clientes ativos.

A empresa, que atua há 20 anos na distribuição e representação exclusiva de produtos da Kimberly-Clarck, das embalagens Meiwa, dentre outras marcas, implementou o Pedido de Vendas, tecnologia desenvolvida pela Máxima Sistemas com o objetivo de automatizar as ações dos vendedores externos com o uso de dispositivos móveis. A ideia da implementação era simplificar o processamento de pedidos de vendas captados pelo seu time externo, criando um processo de entrada mais fluído e eficiente à empresa.

Atualmente, os representantes visitam os clientes munidos de tablets e através de um simples toque no aplicativo do Pedido de Vendas os profissionais emitem pedidos, consultam dados do cliente - como o giro do estoque, por exemplo, e gerenciam as vendas sem a necessidade constante do gestor comercial. A mobilidade impactou positivamente nas vendas da Embalart, já que ao finalizar uma venda, o representante registra pelo próprio tablet os dados do pedido no ERP em uso da empresa, aumentando em 80% a eficácia e a velocidade de captação para novas vendas.

“A solução organizou as atividades comerciais e promoveu a eficácia na rotina da equipe externa de atendimento ao cliente, permitindo que o time interno concentre em ações mais estratégicas relacionadas diretamente à conversão de vendas, como promoções e alianças com parceiros”, detalha Thiago Zorzal, executivo da Embalart.

Antes da implementação, a Embalart trabalhava com uma solução caseira que ressentia de insumos mais precisos que permitissem maior controle do representante externo sobre as vendas. “O vendedor em campo não tinha liberdade para negociar com o cliente porque ficava dependente das informações vindas da central de operação, que resultava em desperdício de tempo na negociação e demora na tomada de decisão”, conta Zorzal.

O presidente da Máxima Sistemas, Wagner Patrus, diz que o novo conceito de vendas na Embalart está em conformidade com que o mercado atacado distribuidor pede, que é enxergar o representante externo cada vez mais como um consultor de negócio. “A mudança do papel do cliente também altera no papel do vendedor. É preciso empoderá-lo de ferramentas e informações que dê condições para efetivar suas vendas com mais rapidez e segurança nas demandas comerciais do dia a dia”, finaliza Patrus.

Sobre a Máxima Sistemas

A Máxima Sistemas é uma software house mineira que nasceu dentro do mercado atacado distribuidor e tornou-se referência neste segmento. Com a aquisição da Tecnomix, em novembro de 2014, e da OnNet Systems, em março de 2015, a companhia ampliou sua atuação dentro da cadeia de abastecimento, passando a atender também o segmento de manufatura e consolidando sua liderança no mercado atacadista distribuidor de soluções móveis para força de vendas: 35% de market share, conforme dados do Ranking ABAD/Nielsen 2016. Com mais de 28.000 usuários, a empresa de mobilidade é especialista na gestão e no desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas e em soluções de logística, ofertando ferramentas criadas para potencializar essas áreas nos seus mais de 930 clientes ativos, espalhados em todo o território nacional.

Por Raphael Mathias/IMAGE Comunicação