CIDADE
SP teve 34% da chuva esperada para janeiro em 9 dias
Sol deve aparecer amanhã, mas com pancadas de chuva à tarde.
Em 09/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A partir desta quarta-feira (10) o sol deve aparecer na cidade de São Paulo, mas a previsão é que as chuvas continuem no final da tarde, segundo a previsão do o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o instituto, as temperaturas se elevam a partir desta quarta-feira, e até sábado ocorrem períodos de sol, mas a partir de quinta-feira esse canal de calor e umidade atue com maior intensidade, promovendo pancadas de chuva no estado.
A cidade já registrou mais de 89,3 mm de chuva nos primeiros 9 dias de janeiro, segundo o Inmet. A marca é medida no Mirante de Santana, na Zona Norte da capital paulista. O número representa 34% do total de chuva esperado para o mês de janeiro - cuja média é de 262 mm.
No domingo (7) e segunda-feira (8), uma forte chuva caiu sobre a cidade de São Paulo, derrubando, inclusive, árvores.
Conforme o Inmet, a maior chuva registrada em um mês de janeiro foi em 2011 - 494 mm no mês. Já em 1964 houve a menor marca registrada na média histórica - 89,3 mm.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura municipal, registrou entre os dias 1º a 9 de janeiro deste ano, 49,7 mm de chuva média na cidade. Ao contrário do Inmet, o número do CGE é uma média obtida é várias regiões da cidade em que há estações meteorológicas.
O CGE possui registro de chuva em 31 pontos da capital paulista.Segundo o meteorologista Adilson Nazário, do CGE, a chuva deve continuar em São Paulo em boa parte da semana. Na quarta-feira (10) e quinta (11), a previsão é de que o sol volte, mas que haja pancadas fortes de chuva durante o dia. "Janeiro é o mês de mais chuva na nossa média histórica", salientou ele.
(Foto: TV Globo/reprodução)