CIDADE
Sítio histórico da Prainha aprova fomento ao turismo local
Entre as iniciativas estão a criação de um Selo de turismo religioso.
Em 22/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A comissão gestora do Sítio Histórico da Prainha aprovou novos projetos para incrementar o turismo local. Entre as iniciativas estão a criação de um Selo de turismo religioso, a exposição de fotos históricas, por meio do programa ‘Aqui Era Assim!’, além de autorizar a criação de barreiras para evitar o estacionamento de automóveis no Largo do Frei Pedro.
Membros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Convento da Penha também participaram da reunião realizada na última sexta-feira (14), que culminou com a aprovação das iniciativas propostas.
O projeto ‘Aqui Era Assim!’ consiste na instalação de totens, em pontos estratégicos do sítio, com fotos do início do século, que retratem a evolução histórica e urbana do local. Além de atender a demanda de educação patrimonial, a iniciativa se constitui em mais um atrativo histórico, cultural e turístico local.
MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE
“Uma das fotos é a que mostra a área defronte à Igreja do Rosário antes da construção das praças e das atuais edificações”, explicou o assessor especial para Políticas da Economia Criativa, da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Eliomar Carlos Mazoco.
A outra iniciativa aprovada foi o encaminhamento da proposta de um projeto de lei que isenta do pagamento do IPTU os bens tombados no município. Isso como forma de incentivar os proprietários de casas antigas, com valor histórico, a solicitarem o tombamento de suas propriedades.
“A proposta primeiro permanecerá em consulta pública no Portal da PMVV, e após as sugestões receberá os acertos finais na Procuradoria para depois serem enviadas para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal ”, ressaltou Mazoco.
O projeto que trata da criação do Selo do Turismo Religioso foi outro projeto provado pela comissão. A iniciativa visa incentivar o devoto das festas religiosas, a permanecerem no município e a usufruírem dos demais atrativos turísticos oferecidas pela cidade, de maneira a transformar parte desse publico em turistas potenciais, além de fidelizar a relação deles com cidade como forma de incrementar o comércio de produtos e serviços locais.
Por último, também foi aprovada a ação emergencial de piquetear o Largo de Frei Pedro, espaço urbano defronte à gruta de Frei Pedro e à entrada de pedestres para o Convento pela Ladeira da Penitência, para evitar o estacionamento de automóveis num local de extrema importância histórica, cultural e turística para a cidade, já que o local foi um dos primeiros pontos a ter a presença do homem europeu no Espírito Santo.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL