CENÁRIO EMPREENDEDOR
Sua loja está preparada para vender?
Em 30/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os fatos seguintes não são novos, mas, vale a pena relembrar.
Ao entrar numa loja de roupas, comecei a olhar a exposição das peças, modelos, etc. Caminhei pelos espaços da loja sem ser abordado por quem quer que fosse. Em determinado ponto, deparei-me com uma pessoa que imaginei ser alguém do atendimento:
– Você trabalha aqui?
Para minha surpresa, recebi como resposta:
– Não, eu sou nova aqui.
Outra experiência aconteceu numa loja de cosméticos. Perguntei à atendente sobre um condicionador. Prontamente a moça olhou nas prateleiras, voltou e, sem pestanejar, respondeu:
– Olha, senhor, “eu vou estar em falta”.
No impulso, perguntei:
– Vai estar em falta? Quando? – E brinquei: – Então, por favor, você pode me atender hoje?
Ela, sem jeito, sorriu. Fazer o quê?
A diferença
São alguns exemplos comuns, que ocorrem diariamente no universo do comércio varejista, facilmente percebidos pelos clientes. São “pequenos” detalhes, que fazem as “grandes” diferenças.
Diferenças extremamente negativas, pois causam marcas profundas para a empresa, sem falar na insatisfação do cliente, que passa esta imagem negativa naturalmente para outras pessoas.
A cada dia os clientes estão mais exigentes. Saber identificar as necessidades, os desejos mais latentes e superar as expectativas, buscando soluções e serviços diferenciados é uma demonstração de competência do profissional de vendas.
Atitude positiva, conhecimento sobre a empresa em que trabalha e os produtos que comercializa, boa comunicação e construção de relacionamentos de confiança são compromissos dentro e fora do ambiente de trabalho.
Empresários e colaboradores precisam compreender este processo de mudanças e procurar se adequar à modernização dos processos, para competir com diferenciação. Investir em qualificação profissional e aperfeiçoar os conhecimentos continuamente, adquirindo novas estratégias de gerenciamento, assimilando técnicas de serviços, melhorando a performance de trabalho e produtividade, significam lucratividade.
Estamos nos aproximando da segunda melhor data comemorativa do ano em volume de vendas: O Dia das Mães. O grande desafio do comércio varejista é treinar bem as equipes, preparar bem as lojas, para que os clientes encontrem motivos para comprar, saiam satisfeitos e, de quebra, propaguem a outras pessoas.
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br e diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.