CIDADE
Superintendência da Polícia Civil ganha força em Aracruz
A Superintendência da Polícia Civil da Região Norte ganha força no município de Aracruz.
Em 24/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O município ganha também um Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT), tornando Aracruz uma referência na região norte e, além da capital Vitória, sendo o único município, até o momento, a sediar uma célula do CIAT.
Aracruz é um dos municípios referência em questão de Segurança Pública e agora, ganha mais um reforço nas ações em benefício à população com a reestruturação da Superintendência da Polícia da Região Norte. O titular será o Delegado Fabrício Dutra, que esteve reunido com o Prefeito Dr. Coutinho na manhã desta quinta-feira (23). Na oportunidade também estiveram presentes os secretários municipais de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho e de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, o subsecretário de Estado de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), José Monteiro Júnior e o Chefe da Delegacia Regional da Polícia Civil de Aracruz, o delegado Nilton Abdala.
O município ganha também um Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT), tornando Aracruz uma referência na região norte e, além da capital Vitória, sendo o único município, até o momento, a sediar uma célula do CIAT.
“Grandes operações de inteligência passam por Aracruz e para nós da Polícia Civil, o município é um grande centro de referência e distribuição, não só de inteligência, mas de força policial e operações para todo o norte do Espírito Santo. A cidade é um grande centro de reforço policial e neste carnaval, contribuiu com as estatísticas não apenas da cidade, mas dos municípios ao entorno”, destacou o delegado e superintendente Fabrício Dutra.
De acordo com chefe da Delegacia Regional de Aracruz, o delegado Nilton Abdala, a parceria da Polícia Civil com o município contribui para as ações desenvolvidas em Aracruz.
“De antemão, agradeço a gestão pela parceria. Vale destacar o apoio que a gestão vem nos dando com os estagiários, com esse suporte conseguimos tirar policiais do serviço administrativo e direcioná-los para as ações da rua”, pontuou.
Já o subsecretário da Sesp, José Monteiro Júnior, se colocou à disposição da gestão nas ações de segurança pública.
“Aracruz é um município que merece uma atenção especial por todas as ações que desenvolve e o delegado vem para reforçar. A Sesp está de portas abertas para oferecer todo o apoio ao município que é tão parceiro do governo do estado”, disse.
A segurança durante os dias de carnaval foi destaque na reunião. A secretária da Semae, Jeesala Coutinho, falou da parceria do município com a Polícia Civil.
“Recebemos muitas pessoas de fora durante os dias de folia e a presença dos policiais nas ruas reforçou a segurança dos moradores e turistas, assim, refletindo nos números positivos”, lembrou.
Já o secretário da Semad, Marcus Coelho, destacou os investimentos realizados em segurança pública em Aracruz.
“O valor investido na Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) vai além do material, ele reflete diretamente na vida das pessoas. São 60 câmeras fazendo o videomonitoramento da cidade e com previsão de instalação de mais equipamentos. Além disso, também temos 57 câmeras dentro do sistema do cerco eletrônico fazendo o monitoramento de vias públicas. São equipamentos que têm sido aliados da gestão em garantir a segurança de toda a população”, pontuou.
Oferecer segurança aos moradores e visitantes de Aracruz é um dos objetivos da gestão, foi o que destacou o prefeito Dr. Coutinho.
“Temos trabalhado muito para transformar nossa cidade em um lugar mais tranquilo de se viver, e a parceria da prefeitura com o Governo do Estado possibilita isso. As polícias Civil e Militar têm realizado um excelente trabalho na cidade e podemos contribuir com as ações através da tecnologia da CISI”, finalizou.
CISI
Na oportunidade, os delegados Fabrício Dutra e Nilton Abdala e o subsecretário de Estado de Inteligência, José Monteiro Júnior, visitaram as instalações da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) da Prefeitura de Aracruz. A visita foi direcionada pelo secretário da Semad, Marcus Coelho, que apresentou o sistema que é utilizado para o reforço da segurança dos cidadãos aracruzenses.
“A integração com o cerco eletrônico contribui para melhorar o que já é oferecido no município. Muitas coisas que antes eram realizadas pelo o olhar humano, a tecnologia está fazendo. Isso é o futuro”, destacou José Monteiro Júnior.
Já o delegado Fabrício Dutra, pontuou que a CISI oferece ferramentas de inteligência.
“Aracruz está em um nível acima da média com os serviços oferecidos pela CISI. O município se tornou uma referência no desenvolvimento de políticas públicas de segurança. A integração das forças, mais o investimento em tecnologia, possibilita a Polícia Civil a prestar um atendimento digno e humanizado a toda população”, finalizou. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)
Leia também:
> Serra: Inscrições para o 1º desafio de inovação vai até março
> Serra alerta os empreendedores sobre tentativas de golpe
> Vitória: Praia Acessível com mais dias de funcionamento
> Entulho: recolhimento retorna após o carnaval em Linhares
> Beira Rio interditada na segunda (20) e terça (21) para Carnaval
> Vitória e Vila Velha trocam experiência do Banco de Alimentos
> Segurança reforçada a partir desta sexta (17) em Anchieta
> Carnaval seguro: GCM e DOT reforça patrulhamento na Serra
> PRF iniciará nesta sexta-feira Operação Carnaval 2023
> Operação combate coiotes que enviam brasileiros aos EUA
> PF começa a destruir maquinário de garimpeiros na TI Yanomami
TAGS: ARACURZ | POLÍCIA CIVIL | FORÇA | SEGURANÇA | CIAT