ESPORTE NACIONAL

Surf reunirá atletas profissionais na foz do Rio Doce, em linhares

O campeonato acontecerá entre os dias 24 a 27 de maio, em Povoação.

Em 22/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As comunidades de Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga, localizadas na foz do rio Doce, em Linhares, se preparam para receber três etapas do Circuito Brasileiro de Surf Profissional de 2018. A primeira etapa da Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf, que acontece entre os dias 24 a 27 de maio, em Povoação, será um marco na história do esporte capixaba, e coloca o Estado definitivamente na rota do surf brasileiro profissional.

O evento é organizado pela Associação de Surf de Linhares e pela prefeitura da cidade, em parceria com a Fundação Renova, que através do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, promove ações para fomentara retomada da atividade turística na região da Foz do Rio Doce, gerando renda e oportunidades para as comunidadeslocais.

O circuito contemplará as categorias Profissional, Open, Master, Regional e Bodyboard, e valerá 3.000 pontos para o ranking da Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp), que é parceira da Federação de Surfe do Espírito Santo.Até 190 atletas irão disputar o prêmio de R$ 30 mil por etapa.  “Com essa competição, queremos mostrar o sucesso do nosso litoral. Além do público de surf e dos atletas, também esperamos os turistas, que virão passear, conhecer nossas praias, e assistir às programações culturais que serão realizadas à noite nos balneários”, destacou o presidente da ASL, Rodrigo Venturini.

Uma estrutura será montada na praça de eventos, com cobertura e tendas, onde serão oferecidas comidas e bebidas típicas da região. Na sexta-feira, dia 25,o palco será ocupado pelas bandas D`Bandeja e Rastaclone. No sábado, dia 26,será a vez de Wave Band e Chubby’s Blues Band. Durante os dias do evento, o Projeto Tamarirá desenvolver ações de conscientização ambiental e haverá um grupo de jovens locais, o Condutores do Sumaré, que apresentará os atrativos turísticos aos visitantes.

A expectativa é que o circuito reúna cerca de 6.000 pessoas nas três etapas, entre moradores, turistas e competidores. “Promovendo o esporte, que é tradição nessas localidades, também esperamos movimentar as comunidades, gerando renda e oportunidades para o comércio local, além de resgatar a autoestima dos moradores. Por meio do evento, esperamos atrair novamente os praticantes do surfe para esses balneários, além de dar visibilidade nacional para essas localidades”, explicou a representante do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Fundação Renova, Érika Carvalho.

Descrição do evento

TRÍPLICE COROA QUEBRA ONDA DE SURF

Locais: Povoação (24 a 27 de maio)

Pontal do Ipiranga (26 a 29 de agosto)

Regência (11 a 14 de outubro)

Categorias

PROFISSIONAL 96 vagas / OPEN 32 / MASTER 32 / REGIONAL 32

Premiação

Por Etapa:

Profissional - R$30 mil em dinheiro.

Open - 01 Prancha Erick Arakawa + Kit Roupas Quebra Onda + Acessórios 30pés

Master - 01 Prancha Erick Arakawa + Kit Roupas Quebra Onda + Acessórios 30pés

Regional - 01 Prancha Erick Arakawa + Kit Roupas Quebra Onda + Acessórios 30pés

Premiação Circuito

Open - 01 tripNIVANA COSTA RICA ( Vôo + Hospedagem ) 7dias

Master – 01  tripNIVANACOSTA RICA ( Vôo + Hospedagem ) 7 dias

Regional - 01  tripNIVANACOSTA RICA ( Vôo + Hospedagem ) 7 dias

 Sobre a Fundação

A Fundação é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar, com autonomia técnica, administrativa e financeira, os programas e ações de reparação e compensação socioeconômica e socioambiental para recuperar, remediar e reparar os impactos gerados a partir do rompimento da Barragem de Fundão, com transparência, legitimidade e senso de urgência.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016. 

Imagem: Site de Linhares/Reprodução.