CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Suzano inova com novo modelo de descarga de madeira

A empresa implementou um sistema de automação no Pátio de Madeira da unidade Aracruz.

Em 28/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Arquivo/Suzano Aracruz

A tecnologia LPR (do inglês "License Plate Recognition", Reconhecimento de Placas de Veículos)proporciona eficiência, redução de custos e mais segurança aos colaboradores que atuam no Pátio de Madeira.


Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen

A Suzano está sempre em busca de melhorar os seus processos por meio da inovabilidade – que é a inovação à serviço da sustentabilidade. Diante disso, anuncia a implementação bem-sucedida de um sistema de automação no Pátio de Madeira de sua unidade em Aracruz. Essa iniciativa representa um marco nas operações da empresa, promovendo segurança e eficiência, redução de tempo de espera e reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis.

O novo sistema, pioneiro no Brasil, utiliza tecnologia LPR (do inglês "License Plate Recognition", Reconhecimento de Placas de Veículos) e inteligência artificial para tornar o processo de entrada e pesagem de caminhões no Pátio de Madeira totalmente automatizado. Anteriormente, essa etapa poderia levar até sete minutos, mas com a nova metodologia a eficiência foi aprimorada significativamente, melhorando a precisão e reduzindo o tempo de entrada do caminhão para apenas um minuto.

Automação

A automação do Pátio de Madeira traz integrações previstas em todo o ciclo logístico, desde o carregamento de campo, processo de pesagem, descarga e saída do veículo.

Edwaldo Mateus, analista de Logística Florestal da Suzano em Aracruz, destaca que após o carregamento, a frota segue para a fábrica, onde as placas dos caminhões passam pela leitura da câmera LPR.

“Iniciamos esse processo com o carregamento de campo, rastreando a origem da madeira. Após o carregamento, a frota segue para a fábrica, onde as placas dos caminhões passam pela leitura da câmera LPR. Após todo esse recebimento de forma automática, utilizando os processos de rastreadores, a frota é destinada para o nosso pátio."

Com esse novo processo, o motorista não precisa descer do veículo para fazer o controle de entrada e descarga – o que traz agilidade e também mais segurança. 

O Pátio de Madeira é a área onde acontece toda a atividade de carga, descarga e movimentação das toras de eucalipto que chegam do campo e abastecem a produção. Atualmente, mais de 300 caminhões transitam pela fábrica da Suzano em Aracruz, diariamente. (Por Paula de Paula/AsImp)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Programa InovaSerra está com inscrições abertas para startups
Robôs e inteligência artificial no combate aos vazamentos de água
Vila Velha entre as cidades que irão à Expo World Congress
Debate inovações tecnológicas nesta segunda(30) em Vila Velha
Motorola revela telefone dobrável que se ajusta no pulso
"Conexão Ciência ES" debate futuro da tecnologia em Vila Velha
Conexão Ciência ES: VV vira polo de conhecimento e inovação
Prefeitura de Vila Velha faz parceria com Receita Federal
Inscrições abertas para evento de inovação no Sesc Glória, dia 05

TAGS:
SUZANO | INOVAÇÃO | SISTEMA | TECNOLOGIA | ARACRUZ