CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Suzano inova com novo modelo de descarga de madeira
A empresa implementou um sistema de automação no Pátio de Madeira da unidade Aracruz.
Em 28/02/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A tecnologia LPR (do inglês "License Plate Recognition", Reconhecimento de Placas de Veículos)proporciona eficiência, redução de custos e mais segurança aos colaboradores que atuam no Pátio de Madeira.
Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen
A Suzano está sempre em busca de melhorar os seus processos por meio da inovabilidade – que é a inovação à serviço da sustentabilidade. Diante disso, anuncia a implementação bem-sucedida de um sistema de automação no Pátio de Madeira de sua unidade em Aracruz. Essa iniciativa representa um marco nas operações da empresa, promovendo segurança e eficiência, redução de tempo de espera e reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis.
O novo sistema, pioneiro no Brasil, utiliza tecnologia LPR (do inglês "License Plate Recognition", Reconhecimento de Placas de Veículos) e inteligência artificial para tornar o processo de entrada e pesagem de caminhões no Pátio de Madeira totalmente automatizado. Anteriormente, essa etapa poderia levar até sete minutos, mas com a nova metodologia a eficiência foi aprimorada significativamente, melhorando a precisão e reduzindo o tempo de entrada do caminhão para apenas um minuto.
Automação
A automação do Pátio de Madeira traz integrações previstas em todo o ciclo logístico, desde o carregamento de campo, processo de pesagem, descarga e saída do veículo.
Edwaldo Mateus, analista de Logística Florestal da Suzano em Aracruz, destaca que após o carregamento, a frota segue para a fábrica, onde as placas dos caminhões passam pela leitura da câmera LPR.
“Iniciamos esse processo com o carregamento de campo, rastreando a origem da madeira. Após o carregamento, a frota segue para a fábrica, onde as placas dos caminhões passam pela leitura da câmera LPR. Após todo esse recebimento de forma automática, utilizando os processos de rastreadores, a frota é destinada para o nosso pátio."
Com esse novo processo, o motorista não precisa descer do veículo para fazer o controle de entrada e descarga – o que traz agilidade e também mais segurança.
O Pátio de Madeira é a área onde acontece toda a atividade de carga, descarga e movimentação das toras de eucalipto que chegam do campo e abastecem a produção. Atualmente, mais de 300 caminhões transitam pela fábrica da Suzano em Aracruz, diariamente. (Por Paula de Paula/AsImp)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Programa InovaSerra está com inscrições abertas para startups
> Robôs e inteligência artificial no combate aos vazamentos de água
> Vila Velha entre as cidades que irão à Expo World Congress
> Debate inovações tecnológicas nesta segunda(30) em Vila Velha
> Motorola revela telefone dobrável que se ajusta no pulso
> "Conexão Ciência ES" debate futuro da tecnologia em Vila Velha
> Conexão Ciência ES: VV vira polo de conhecimento e inovação
> Prefeitura de Vila Velha faz parceria com Receita Federal
> Inscrições abertas para evento de inovação no Sesc Glória, dia 05
TAGS: SUZANO | INOVAÇÃO | SISTEMA | TECNOLOGIA | ARACRUZ