CENÁRIO EMPREENDEDOR
Talentos que chegam e saem.
Perder talento é contabilizar uma despesa indiluível e irrecuperável.
Em 10/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Toda vez que uma empresa descobre e contrata um talento para seu quadro de colaboradores, é motivo de celebração. É grande a expectativa em relação ao que será acrescentado à organização em termos de ganho de capital intelectual, criatividade, ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal, potencial produtivo e, especialmente, o que chamamos números crescentes, ou de resultados positivos, que agradam muito, tanto a empresa como aos seus acionistas.
Para encontrar e consolidar a contratação desse talento, muitos esforços são empreendidos, muito tempo demandado, muitas pessoas envolvidas, muitas entrevistas, muitas avaliações dinâmicas e comportamental, treinamentos, enfim.
No entanto, quando chega a hora desse profissional sair da organização, especialmente se for a convite de um concorrente, algumas sérias complicações podem surgir como, por exemplo, perda de conhecimento, de capital intelectual, de entendimento sobre os processos, até mesmo, o potencial de referência e influência positiva para os que permanecem.
Na visão do mercado, atrair ou perder um talento faz parte do jogo. Sim, faz parte do jogo! Mas, digo que ganha aquele que se esforçar para evitar a perda. Já ouvi de empresários e executivos afirmações de que, "ninguém é insubstituível". Pode até ser. Na minha modesta opinião e também, na opinião dos especialistas, perder talento é contabilizar uma despesa indiluível e irrecuperável.
São essas análises que tem influenciado as empresas a redesenhar suas estratégias e táticas de administração do bem mais valioso, chamado capital humano.
A retenção de talentos, assim como a performance de trabalho e dos negócios, está diretamente relacionada ao nível de envolvimento, satisfação, motivação, admiração e confiança entre empresário e colaborador, motivados pela qualidade das relações e do compromisso construído.
Penso que os resultados dos negócios são impactados pela competência dos líderes em desenvolver e manter pessoas, satisfeitas e produtivas, fundamentados no alinhamento de valores e princípios.
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.