MEIO AMBIENTE

Tamar seleciona voluntários no Espírito Santo.

Selecionados vão, entre outras coisas, monitorar áreas de desova das tartarugas marinhas.

Em 22/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas e Biodiversidade Marinha do Leste (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), está com inscrições abertas para selecionar voluntários. São cinco vagas, todas para o Espírito Santo - uma para a área administrativa na sede, em Vitória, duas para a base em Guriri-São Mateus e duas para a base de Regência-Linhares. Confira aqui o edital.

A iniciativa faz parte da adesão que o Tamar fez recentemente ao Programa Voluntariado do ICMBio, que permite que unidades de conservação (UCs) e centros de pesquisa do Instituto recebam voluntários para auxiliar na gestão ambiental. Entre os objetivos do programa, está promover a participação da sociedade na gestão, no manejo e na conservação da biodiversidade.

Os voluntários selecionados irão atuar por um ano e cumprirão carga horária de 15 horas semanais – três por dia. Os interessados devem possuir carteira de identidade ou qualquer outro documento público de identificação; ser maior de 18 anos; ter formação, experiência ou estar cursando cursos técnicos e de graduação nas áreas de administração e áreas afins, biologia, oceanografia, veterinária, engenharia ambiental, educação ambiental, turismo e comunicação, bem como em demais cursos técnicos ou graduações relacionadas direta ou indiretamente à área ambiental.

Ficha de inscrição

Os candidatos devem encaminhar ficha de inscrição preenchida que se encontra disponível aqui (ao acessar a página vá em "Clique abaixo e veja as unidades descentralizadas com editais de seleção em andamento") para o e-mail centrotamar@icmbio.gov.br, colocando no assunto Voluntário para a vaga de Vitória, Voluntário para a vaga de Linhares ou Voluntário para a vaga de São Mateus, dependendo da escolha.

A seleção será feita com base na análise da ficha de inscrição e em entrevista. A entrevista aos candidatos à vaga do setor administrativo acontecerá na sede do Centro Tamar, em Vitória. A entrevista aos candidatos à vaga de Pesquisa e Monitoramento acontecerá nas bases do Centro em São Mateus e Linhares.

Os candidatos selecionados vão desempenhar atividades como auxiliar nas ações de educação ambiental, na interface com o público, na pesquisa e monitoramento nas áreas de desovas de tartarugas marinhas, ninhos, bem como auxíliar nas ações de organização da Base e sistematização de dados.

Entre outras ações, estão o apoio durante eventos, palestras em escolas, apoio ao serviço administrativo/escritório da Base e apoio às atividades relacionadas ao monitoramento dos ninhos de tartarugas na praia, além de outras iniciativas no município de atuação do Tamar

Quem conseguir a vaga administrativa em Vitória, irá auxiliar nas ações de organização documental, escaneamento e sistematização processual, além de possível auxílio na geração de informações, como textos relacionados às tartarugas marinhas, que venham balizar as análises de impacto e de licenciamento ambiental nas áreas de ocorrência dessas espécies.

Os voluntários participarão de capacitação que será promovida no primeiro dia de trabalho, receberão uniforme para identificação (colete e crachá para uso durante o trabalho) e, ao final do ano, certificado contendo a área temática de atuação, o período e a carga horária das atividades desenvolvidas no Centro Tamar/ICMBio.

Fonte: Divisão de Comunicação Social - DCOM