ECONOMIA NACIONAL
Tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6%, em 2023
A Aneel estima que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% no ano de 2023.
Em 24/11/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A projeção da agência é que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras, reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras, reajuste inferior a 0%.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição.
A projeção da agência é que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras, reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras, reajuste inferior a 0%.
No relatório apresentado durante a reunião com o grupo de transição, a Aneel destacou que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários.
No encontro com o grupo de Minas e Energia, foram abordados ainda temas como a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário.
“A Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”, informou a agência. (Por Paula Laboissière/Agência Brasil)
Leia também:
> Clima econômico do Brasil cresce 30 pontos, revela FGV
> Governo bloqueia R$ 5,7 bi do Orçamento para cumprir teto
> Intenção de consumo alcança maior nível desde abril de 2020
> Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 5,88%
> BC adia em 6 meses exigência de capital para grandes fintechs
> Indústria tem desempenho negativo em outubro, diz CNI
> IBGE: desemprego cai em seis estados no terceiro trimestre
> IGP-10 tem queda de preços de 0,59% no mês de novembro
> Abate de bovinos tem alta de 11,2% no terceiro trimestre
> Setor de serviços cresce 0,9% em setembro, informa IBGE
TAGS: ENERGIA ELÉTRICA | ANEEL | 2023 | AGÊNCIA | TARIFA