POLÍTICA NACIONAL

Tarifaço: governadores do Nordeste se reunirão com Lula

Governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com Lula nos dias 05 e 06 de agosto, em Brasília.

Em 30/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Divulgação/Porto de Santos/(By Agência Brasil)

De acordo com o presidente do Consórcio Nordeste, governador do Piauí, Rafael Fonteles, o Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas.

Os governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília para discutir o tarifaço sobre as exportações brasileiras anunciado pelos EUA. Segundo o consórcio, diante do anúncio, foi dado início a uma articulação “emergencial” com a APEXBrasil e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o objetivo de proteger os setores produtivos da região e evitar prejuízos à economia e ao emprego nos estados nordestinos.

A iniciativa visa um maior alinhamento com o governo federal em torno das medidas a serem tomadas para enfrentar o tarifaço. Os encontros estão previstos para a terça (5) e quarta-feira (6) da próxima semana após o prazo dado pelo governo estadunidense para impor a taxação de 50% sobre todas as exportações brasileiras, na sexta-feira (1º).

Cadeias atingidas

Segundo a articulação dos governadores nordestinos, as tarifas norte-americanas atingem diretamente cadeias produtivas estratégicas da região, como fruticultura, apicultura, setor têxtil, calçadista, metalmecânico e indústria automotiva.

De acordo com o presidente do Consórcio Nordeste, governador do Piauí, Rafael Fonteles, o Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas.

“O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva.”

A articulação informou que está conduzindo um mapeamento técnico dos impactos por estado e por setor, estimando perdas econômicas e identificando empresas e produtos atingidos. A proposta é articular novos mercados, reforçar a capilaridade das exportações e conectar os produtos nordestinos a novas rotas internacionais.

CDESS

Segundo agenda divulgada pelo consórcio, na terça-feira pela manhã, os governadores participarão na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, onde o presidente Lula debaterá o impacto das tarifas americanas.

Na sequência, na parte da tarde, será realizada a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. Já na quarta-feira, haverá uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

“Defender a economia do Nordeste é defender o Brasil. E é com esse espírito que estamos somando forças”, concluiu Rafael Fonteles. (Por Luciano Nascimento - da Agência Brasil)

Leia também:

Presidente Lula volta a defender a soberania do Brasil
“No Brasil, ninguém está acima da lei", diz Lula em pronunciamento
Lula vai cobrar imposto das empresas americanas digitais
Lula veta aumento de número de deputados na Câmara
Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares
Senado aprova tornar permanente benefício fiscal ao esporte

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET