MEIO AMBIENTE

Tartaruga põe mais de 100 ovos na Praia de Camburi, em Vitória (ES).

É a primeira vez, em mais de 30 anos, que o acontecimento é registrado.

Em 01/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de 100 ovos de tartaruga foram encontrados na Praia de Camburi, em Vitória, na manhã desta quinta-feira (1). Na noite de terça (29), uma tartaruga saiu da água, fez um ninho e desovou. É a primeira vez, em mais de 30 anos, que o Projeto Tamar registra o acontecimento na praia da capital.

Oceanógrafos dizem que não há uma explicação específica. Um dos fatores pode ser a erosão que atinge outras praias onde os animais costumam desovar.

Além disso, a vegetação de restinga presente no ponto da praia onde aconteceu a desova impede a erosão e mantém a faixa de areia onde são feitos os ninhos. Os móveis na área também foram direcionados para não jogar tanta luz na água.

“São iluminações novas, com tecnologias novas. Você pode angular a incidência da luz. No meio desse ano, a gente fez a mudança e parece que deu certo”, falou o oceanógrafo Paulo Rodrigues.

Em um prazo de 45 a 60 dias, os filhotes vão sair da areia e seguir em direção ao mar. Vai ser o primeiro nascimento registrado de tartaruga marinha na Praia de Camburi. “É uma notícia boa. A gente acredita que pode estar recebendo mais tartaruga ao longo dos anos”, falou o oceanógrafo.

Fonte: g1-ES