CIDADE

Taxistas de Vitória querem limitações na atuação de aplicativos.

Motoristas querem que aplicativos restrinjam corridas por município.

Em 05/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os aplicativos de celular – como o Easy Taxi e o 99Taxis, que facilitam a vida dos clientes – estão entre as principais causas do aumento da disputa por clientes entre os taxistas, na capital. Nesta segunda-feira (1), a rivalidade resultou em agressão física e protesto no aeroporto. Agora, entre as reivindicações, os taxistas querem que, em Vitória, o aplicativo mostre apenas os motoristas que são credenciados no município.

Segundo os taxistas, falta de segurança e de restrição de motoristas de outros municípios, fiscalização precária e desvalorização profissional também fazem parte do dia a dia deles. Muitos já pensam até em abandonar a profissão.

Se a reivindicação for aceita, na prática, os aplicativos só deverão acusar e exibir os taxistas credenciados no município onde o cliente está no momento da solicitação.

“Hoje, os aplicativos representam concorrência desleal. Como taxistas de outros municípios circulam livremente e até fazem ponto na capital, eles acabam atendendo a esses aplicativos antes dos taxistas daqui”, reclama o taxista Piter Luz, de 42 anos.

Além da concorrência, os aplicativos têm pesado no bolso. Alguns taxistas contaram que chegam a pagar R$ 400 em conta de internet todo o mês para manter o acesso às ferramentas e permanecer na disputa pelos clientes.Agressões
Os taxistas informaram que, na última segunda-feira (1º), enquanto cruzava a Avenida Adalberto Simão Nader, um taxista foi cercado por um carro preto, de onde desceram cinco ocupantes e o acertaram com pedaços de pau e ferro.

Segundo eles, a agressão tem ligação com outra confusão, provocada por um taxista do município da Serra que queria atuar no aeroporto, na semana passada. A agressão foi o estopim para uma manifestação no aeroporto no mesmo dia. No ato, pneus foram queimados em uma das vias que dá acesso ao terminal.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira Mota, explicou que o município está aumentando a quantidade de operações, já que não é possível aumentar o efetivo. Além disso, placas, fotos e vídeos de taxistas denunciados estão sendo repassadas para os municípios de origem para que haja uma fiscalização integral.

Entenda
Reivindicações: as principais
- Aplicativos de celular
Querem que os aplicativos de celular mostrem apenas os taxis credenciados no município.

- Segurança
Pedem que clientes também passem por revista nas blitze da polícia para evitar armas e drogas.

- Fiscalização
Querem o aumento da fiscalização especialmente nos pontos mais concorridos.

- Comunicação
A categoria quer receber informações antecipadas do município sobre chegada de cruzeiros e eventos.

- Restrição
Querem mais restrição na circulação de taxis de outros municípios.

Leis permitem
- No Estado
O taxista pode levar e buscar passageiros em outros municípios, mas não pode fazer ponto.

- Em Vitória
O taxista pode levar e buscar passageiros em outras praças, mas só pode fazer ponto em sua praça.

Agressões na segunda-feira
- Protesto
Um taxista foi agredido na com pedaço de pau e ferro. O carro também foi atingido. A agressão motivou um protesto no aeroporto.

Fonte: G1-ES