ESPORTE INTERNACIONAL

Técnico da França na Copa de 86, Henri Michel morre aos 70 anos

Seleção francesa eliminou o Brasil nos pênaltis e foram 3º colocados no torneio.

Em 24/04/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O futebol francês perdeu, nesta terça-feira, um de seus grandes personagens. Aos 70 anos, morreu o ex-jogador e treinador Henri Michel, que comandou os Bleus na campanha semifinalista da Copa do Mundo de 1986. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais da França. A causa da morte não foi divulgada.

Michel também foi o treinador da seleção francesa que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 84, em Los Angeles (EUA), derrotando o Brasil na final.

No México, com Henri Michel no comando e Platini como estrela, os franceses eliminaram o Brasil nos pênaltis e alcançaram o terceiro lugar da Copa de 86. Posteriormente, o técnico deixou sua marca no futebol africano e disputou mais três Copas do Mundo - 94, com Camarões; 98, com o Marrocos (em ambas encarou a Seleção na primeira fase); e 2006, com a Costa do Marfim.

Noel Le Graet, presidente da Federação Francesa de Futebol, lembrou os feitos do técnico e prestou suas condolências.

- É com imensa tristeza que a Federação Francesa de Futebol recebeu nesta manhã a notícia da partida de Henri Michel. Ele teve uma carreira marcante como jogador e treinador. Como técnico da equipe olímpica da França, conquistou uma medalha de ouro em Los Angeles, em 1984. Com a seleção principal, disputou uma semifinal de Copa do Mundo, em 1986, no México, que fica na nossa memória. Nós enviamos as mais sinceras condolências a sua família e amigos.

Nascido em Aix-en-Provence, em 1947, Michel passou a maior parte de sua carreira como jogador atuando pelo Nantes, da primeira divisão francesa.

(Foto: Jean-Marc Loos/Reuters)