CIDADE

Técnicas de imobilização é tema de aula da Guarda de Vila Velha(ES)

Mais de 100 guardas municipais estão em curso de formação para obter o porte de arma de fogo.

Em 10/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de 100 guardas municipais de Vila Velha estão desde o último mês em um curso de formação para obter o porte profissional de arma de fogo. Em uma das etapas, que está acontecendo nesta quinta-feira (09), os agentes estão aprendendo com o Grupo de Operações Táticas (GOT) da Polícia Civil técnicas de imobilização.

Com tonfas e algemas, os guardas estão aprendendo como aperfeiçoar as abordagens utilizando os equipamentos. Para o guarda municipal, Luciano Gonçalves, as técnicas aprendidas beneficiarão o trabalho na área de defesa social dos guardas municipais.

“Todo o treinamento está permitindo ver novas técnicas de imobilização. Para o trabalho da Guarda Municipal, é essencial. Isto faz parte da progressão de força e ajuda muito a conter uma pessoa, se for necessário algum tipo de abordagem mais enérgica”, comentou.

Treinamento - A capacitação dos agentes é uma parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado, que está cedendo os profissionais da Academia de Policia Civil (Acadepol) para realizar o treinamento, que tem a carga horária de 494 horas, tendo como base a grade da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A ampliação da Guarda Municipal Armada é parte do Programa Municipal de Segurança, lançado em agosto do ano passado, e também contempla outras realizações na área da segurança da cidade, como lembra o prefeito.

“No último ano aumentamos o efetivo da Guarda e os equipamos com armas de fogo e elétricas, adquirimos quadriciclos e instalamos a primeira base operacional na divisa dos bairros Boa Vista e Divino Espírito Santo, com o objetivo de levar mais segurança à população”, declarou Rodney.

Fonte: Secom/PMVV