CIDADE
Técnicos são capacitados para planejar a cidade de Serra
Plano, construído neste ano contém projetos e ações que serão executadas de 2022 a 2025.
Em 14/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Juliana Costa, explica que o treinamento é muito importante, porque o orçamento precisa ser uma peça pública de justiça social.
A Preferitura de Serra, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Serra (Seplae), finalizou uma série de treinamentos para elaboração das peças orçamentárias que regulam o uso dos recursos públicos no município. Técnicos municipais foram capacitados para fazer o planejamento da cidade, com a elaboração do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), além da gestão do orçamento de cada secretaria.
O trabalho impactará diretamente na elaboração das peças do orçamento, já que os técnicos poderão realizar as estimativas orçamentárias de forma mais adequada possível para o próximo ano, em o novo PPA se inicia efetivamente.
A titular da Seplae, Juliana Costa, explica que o treinamento é muito importante, porque o orçamento precisa ser uma peça pública de justiça social.
Ela acrescenta que “uma gestão forte se faz com muito com alinhamento e desenvolvimento das pessoas, para que juntas possam cumprir a jornada de quatro anos em um mesmo ritmo de ação”.
O Plano, construído neste ano contém projetos e ações que serão executadas de 2022 a 2025, conforme determina a legislação vigente. Em 2021 a Serra ainda cumpre o PPA e também o orçamento construído pela última gestão do município.
Orçamento Municipal
O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo ao longo de um período de quatro anos. Tem vigência do segundo ano de um mandato governamental até o final do primeiro ano do mandato seguinte.
O Plano aponta as grandes prioridades da administração municipal. Baseado nesse documento mais amplo, é feito, anualmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
A LDO estabelece as diretrizes para as ações do próximo ano. Já a LOA estima as receitas e fixa a programação das despesas para o próximo exercício financeiro.
Leia também:
> PGM de Vila Velha moderniza gerenciamento de processos
> Projeto Vida no Mangue vai beneficiar catadores de caranguejo
> Centro Pop Itinerante é realizado no bairro Itapuã, em Vila Velha
> Operação da Guarda contra criminalidade em bairro na Serra
> Voluntários recebem treinamento de combate a incêndios
> Vila Velha inicia recuperação da vegetação de restinga da orla
> Prefeitura de Vitória prepara a cidade e as praias para o verão
> Fiscalização de obras e posturas adere ao Serra sem Papel
> Secretaria de Cultura abre inscrições para curso de culinária
> Mais de 10 recuperações de rede de drenagem em Vila Velha
> Projeto Solidário está ajudando famílias carentes de Aracruz
> Prefeitura de Vitória já entregou 23 residência neste ano
TAGS: SERRA | PLANEJAMENTO | ORÇAMENTO | TÉCNICOS | CIDADE | GESTÃO | TREINAMENTO