CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Tecnologia assistiva auxilia na qualidade de vida dos pacientes
As necessidades de autocuidado acompanham os indivíduos durante toda a sua vida.
Em 06/11/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a Tecnologia Assistiva trata quaisquer produtos, itens utilizados com o propósito de aumentar, manter ou melhorar habilidades de pessoas com limitações funcionais.
Pensando nessa realidade, nasceu a Longevitech®, uma empresa brasileira que tem como missão proporcionar a melhoria na qualidade de vida de pessoas com alguma limitação temporária ou permanente de mobilidade ou acessibilidade através de produtos exclusivos, que são aliados no trabalho dos Terapeutas Ocupacionais.
Lucidalva Costa de Freitas, Terapeuta Ocupacional, conta que seu trabalho consiste em avaliar as habilidades funcionais dos pacientes e elaborar uma programação terapêutico-ocupacional, estabelecendo uma relação direta entre Tecnologia Assistiva (TA) e a atuação da Terapia Ocupacional.
“Se perguntados sobre seu maior medo, pessoas idosas afirmam que é o de se tornarem dependentes e não o medo da morte, diferente do que poderíamos esperar.”
A TO destaca que o uso de Tecnologia Assistiva é fundamental para pacientes que possuem limitações funcionais e o uso de produtos da Longevitech® cria condições de independência, uma vez que eles dão condições para que pessoas se alimentem, se locomovam, se vistam e executem as tarefas diárias com mais independência.
“As necessidades de autocuidado e automanutenção acompanham os indivíduos durante toda a sua vida e algumas delas são modificadas pelo processo de envelhecimento, demandando de uma mudança no estilo de”, explica a terapeuta.
Para a terapeuta, a qualidade de vida deve ser o principal objetivo de empresas que pensem em seus clientes como pessoas, não somente como consumidores. “Quando uma empresa já nasce com essa perspectiva, há uma dimensão social arraigada de grande valia”, observa.
Longevidade
Segundo o Census Bureau do Estados Unidos, o envelhecimento da população mundial está se acelerando a um ritmo sem precedentes e em 2050 17% dos habitantes do planeta terão mais de 65 anos. A Tecnologia Assistiva é a resposta para grandes questões mundiais sobre como lidar com os idosos.
“Envelhecer não é somente um fato etário. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, por meio da Portaria n.º 2.528, de 19 de outubro de 2006, utiliza o parâmetro Capacidade Funcional, que é a capacidade do indivíduo de realizar de maneira independente as atividades da vida diária. Neste sentido, precisamos de serviços e equipamentos que garantam a funcionalidade dessas pessoas. Elas precisam ter condições de decidir que serviços querem utilizar e uma proposta como a da Longevitech® é uma forma de dar mais autonomia a essas pessoas”, conclui.
E-commerce
Pensando em proporcionar independência para pessoas com limitação temporária ou permanente de mobilidade ou acessibilidade, a Longevitech® desenvolveu uma plataforma de e-commerce com produtos inteligentes que melhoram a qualidade de vida, tais como: talheres com cabo engrossado, curvado ou reto; engrossadores de cabo em geral; suporte universal de utensílios; escova e pente de cabo longo; espremedor de tudo de pasta de dente; suporte para barbeador elétrico; tesoura de unha com haste longa; abridor de remédior em blister; puxador de botação e ziper; entre outros.
Além da comercialização, a Longevitech® desenvolve produtos inovadores, como a caneca de alça dupla com encaixe nasal. O item é ideal para pessoas com artrite, artrose, síndrome do túnel do carpo, Parkinson, LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou outras limitações que provoquem perda de força nas mãos ou dificuldade de movimentação no pescoço.
Com mais de 80 produtos em tecnologia assistiva, o site www.longevitech.com.br é divido em cinco categorias: Cozinha, Banheiro, Quarto e Sala, Automóvel e Mobilidade. (Com informações da Longevitech)