POLÍTICA INTERNACIONAL
Ted Cruz vence caucus em Iowa; comitê de Hillary declara vitória.
Hillary e Sanders estavam em virtual empate com 99% dos votos apurados.
Em 02/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Ted Cruz saiu na frente na disputa por uma vaga para concorrer à Presidência dos EUA nas eleições de 8 de novembro. Com 28%, ele foi o favorito entre os eleitores republicanos de Iowa, o primeiro estado do país a realizar um caucus, prévia eleitoral em forma de pequenas assembleias comunitárias.
Já a disputa democrata continuava sem decisão oficial às 4h da manhã (8h em Brasília), oito horas após o início da votação. Embora o resultado oficial não tenha sido divulgado, o comitê de campanha de Hillary Clinton comemorava vitória por volta das 7h (horário de Brasília).
Por problemas em dezenas de pontos de votação, a contagem ficou praticamente parada durante horas.
Apesar de Hillary Clinton ter liderado durante toda a apuração, a diferença entre ela e Bernie Sanders, que chegou a ser de mais de 3 pontos, caiu para apenas 0,2%. Às 8h (horário de Brasília), com 99% da apuração concluída Hillary tinha 49,9% e Sanders, 49,6%.
'Conservadores corajosos'
Em seu discurso, Cruz disse que o resultado foi "uma vitória dos conservadores corajosos ao redor do país" e afirmou que não será escolhido pela mídia ou pelos políticos de Washington, mas pelo povo. O pré-candidato disse que o poder não vem de Washington, mas sim de Deus, e criticou duramente o presidente Barack Obama e seus adversários democratas.
Cruz liderou durante toda a apuração, contrariando pesquisas de boca de urna que o colocavam em segundo lugar, atrás de Donald Trump, que ficou com 24%. Mas a maior surpresa do Partido Republicano foi o crescimento de Marco Rubio, que terminou o caucus em terceiro lugar, com 23%, apenas um ponto a menos do que Trump.
Dos 30 delegados republicanos disputados em Iowa, Cruz ficou com oito, enquanto Trump e Rubio garantiram sete cada. Ben Carson, em quarto lugar, ficou com três, e Rand Paul e Jeb Bush, respectivamente quinto e sexto, conquistaram um delegado cada. Três delegados ainda não foram designados. Eles são concedidos de acordo com a proporção de votos em todo o estado.
O Partido Democrata adota um sistema diferente, e os delegados escolhidos agora irão participar de convenções regionais e estaduais para decidir quais deles irão às convenções finais do partido, em julho.
Virtual empate
Sem um vencedor ou a possibilidade de fazer qualquer projeção sobre o resultado democrata, Hillary e Sanders discursaram antes do encerramento da contagem, nenhum deles declarando sua vitória.
A pré-candidata preferiu enumerar itens pelos quais promete lutar, como o direito a saúde pública para todos e mais direitos para mulheres, gays, imigrantes e trabalhadores, e disse estar ansiosa para debater com seu colega Bernie Sanders e discutir com ele o melhor para o Partido Democrata e o país. "Juntem-se a mim, vamos ganhar essa nomeação", concluiu.
Sanders apontou em sua fala o virtual empate, considerado para analistas políticos uma vitória para sua campanha. Ele afirmou que as pessoas de Iowa mandaram uma mensagem profunda aos poderes econômico e político e à mídia. Citando a distribuição desigual da renda nos EUA, ele agradeceu seus pequenos doadores e disse que não quer o dinheiro dos milionários.
Rubio e Trump
Rubio foi o primeiro a discursar após a divulgação do resultado dos republicanos. Ele cumprimentou Cruz pela vitória, criticou os pré-candidatos democratas e afirmou ter certeza de que será o indicado para concorrer à presidência.
"Por muitos meses disseram que este momento nunca chegaria, e agora estamos aqui", disse, no início de seu discurso.
Na sequência, Trump se disse "honrado" por terminar em segundo e disse que irá continuar lutando para conseguir a indicação. O empresário, visivelmente abalado, também declarou seu amor por Iowa e afirmou que sua campanha continua firme a partir de terça-feira em New Hampshire.
Antes do início da votação, Donald Trump aparecia como favorito nas pesquisas, com 27%, contra 22% de Ted Cruz e 21% de Marco Rubio. Entre os democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders surgiam com 50% e 44%.
Desistências
O republicano Mike Huckabee e o democrata Martin O'Malley anunciaram a retirada de suas candidaturas após o caucus em Iowa.
O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, que venceu o caucus de Iowa em 2008, teve desta vez 1,8% dos votos e anunciou pelo Twitter que estava desistindo de tentar a nomeação. Em uma mensagem na qual agradeceu seus apoiadores, disse apenas que estava "oficialmente suspendendo a campanha".
Já O'Malley encerrou sua participação no caucus com 0,6% dos votos dos democratas. Ex-governador de Maryland, ele sempre manteve um dígito nas pesquisas e tinha a campanha com menos doadores e fundos em seu partido.
Prévias
A próxima etapa das prévias acontece no dia 9, com primárias em New Hampshire. Até o dia 14 de junho (veja o calendário completo), eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.
O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos, a Califórnia, será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho.
Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.
Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.