TEMAS GERAIS
Telegram cumpre ordem de Moraes e bloqueia três contas
App cumpriu ontem (26) a ordem do ministro Alexandre de Moraes para bloquear três perfis.
Em 27/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os perfis, segundo a decisão, estão relacionados ao comunicador Allan dos Santos, que é alvo de um inquérito no Supremo sob a “suspeita de liderar esquema de financiamento de milícias digitais no Brasil.
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que o aplicativo de mensagens Telegram cumpriu neste sábado (26) a ordem do ministro Alexandre de Moraes para bloquear três perfis do serviço em 24 horas. Com isso, a plataforma evitou ser tirada do ar por 48 horas no Brasil.
Moraes havia estipulado também multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento da ordem. Os perfis, segundo a decisão, estão relacionados ao comunicador Allan dos Santos, que é alvo de um inquérito no Supremo sob a “suspeita de liderar esquema de financiamento de milícias digitais no Brasil”, diz texto publicado na página do tribunal.
O ministro havia determinado o bloqueio das contas do Telegram ainda em janeiro, mas o Supremo não conseguiu intimar a representação no Brasil da empresa responsável pelo aplicativo.
Na nova decisão, o ministro determinou que a notificação seja feita a um escritório de advocacia que é procurador no Brasil da empresa responsável pelo Telegram, que tem origem na Rússia e mantém hoje sede em Dubai, nos Emirados Árabes.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também vem tentando oficiar o Telegram para que coopere no combate à desinformação durante o processo eleitoral deste ano, mas as tentativas de correspondência não obtiveram sucesso até o momento.
As autoridades temem que o Telegram seja palco para a desinformação no país durante o processo eleitoral porque o aplicativo não tem demonstrado disposição para implementar meios de barrar a disseminação de informações sabidamente inverídicas.
No aplicativo, por exemplo, é possível formar grupos com centenas de milhares de pessoas, que recebem mensagens simultaneamente. O principal concorrente, o WhatsApp, por exemplo, permite grupos de apenas 300 pessoas. (Agência Brasil)
Leia também:
> Vale viola prazo para esvaziar barragens e pagará R$ 251 milhões
> Putin pede ao exército ucraniano para tomar o poder em Kiev
> ONU: invasão pode levar 5 milhões de ucranianos a fugir
> Cerca de 800 soldados russos foram mortos em confronto
> Procon de Viana dá dicas para contratar pacotes de viagens
> Defesa Civil de VV leva expertise do município para Viana
> Polícia ucraniana diz que Rússia fez 203 ataques nesta quinta
> Calcinha Preta perde segundo vocalista em menos de 4 meses
> Procon VV: novas regras nos setores de turismo e eventos
> Sobe para 208 número de mortos na tragédia em Petrópolis
> Jogadores brasileiros pedem ajuda para conseguir deixar Kiev
> Redes sociais pedem para Bolsonaro se calar sobre Rússia
TAGS: STF | TELEGRAM | SUSPENDER | PERFIS | ILICIAS | MORAES