CIDADE

Temporal alaga ruas no Sul do RJ e moradores são resgatados de bote.

Chuva forte atingiu municípios da região durante a noite de sexta-feira.

Em 07/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A chuva forte que atingiu o Sul do Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (6) causou estragos em algumas cidades. As mais atingidas foram Resende e Paraíba do Sul, onde houve alagamentos e pessoas tiveram que ser resgatadas de botes. Moradores desses municípios registraram os transtornos em fotos e mandaram para o WhatsApp da TV Rio Sul. Em Paraíba do Sul, segundo Defesa Civil, o temporal foi acompanhado de granizo e causou estragos em alguns pontos da cidade, principalmente no Centro, onde houve alagamento e algumas pessoas tiveram que ser retiradas de casa em botes. O órgão informou que choveu cerca de 70 mm durante 2h, quantidade esperada para uma semana.Três casas do Centro tiveram suas estruturas danificadas durante o vendaval — uma delas desmoronou parcialmente.

As famílias tiveram que ser removidas e foram para a casa de familiares. A Defesa Civil disse que ainda estava apurando quantas pessoas ainda estavam desalojadas.

"Estamos realizando a limpeza das ruas, priorizamos as que estavam com muita lama, utilizando um caminhão vácuo para desentupir os bueiros. Foi principalmente por causa disso [bueiros entupidos] que a água não escoou e começou a subir. Por isso, alertamos para que a população não jogue lixo nas ruas, qualquer tipo de lixo, mas especialmente garrafas PET, porque elas demoram gerações para se deteriorar", orientou o subsecretário da Defesa Civil, Alexandre Mansur.

Já em Resende, a chuva intensa durou cerca de uma hora e causou alagamentos, principalmente no bairro Morada da Barra III. De acordo com a Defesa Civil da cidade, quatro imóveis foram invadidos pela água, mas as famílias não precisaram ser removidas. Os agentes disseram que o alagamento foi acentuado por causa de uma boca de lobo entupida. Na manhã deste sábado (7) a água já havia abaixado e as famílias estavam sendo atendidas por assistentes sociais.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde