EDUCAÇÃO
Terça é dia de formatura para 178 participantes do Vitória Alfabetizada no ES.
A formatura acontecerá às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória.
Em 11/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
"Ler é abrir janelas, destramelar portas, enxergar com outros olhares, estabelecer novas conexões, construir pontes que ligam o que somos com o que outros, tantos outros, imaginaram, pensaram, escreveram. Ler é fazer-nos expandidos". Os versos do cantor Gilberto Gil descrevem fielmente o sentimento dos 178 participantes do projeto Vitória Alfabetizada que, nesta terça-feira (15), vão receber a certificação que atesta que, agora, são capazes de não apenas decodificar sons e letras, mas também de ler e escrever o mundo.
A formatura acontecerá às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória, e deve reunir cerca de 200 pessoas, entre profissionais da Educação, alunos e familiares.
O evento marca a conclusão da etapa de 2015 do projeto, que registrou 178 participantes, distribuídos em 10 turmas, nos bairros Resistência, Santo André, Grande Vitória, Piedade, Jaburu, Consolação, Cruzamento, Atlantica Ville, Santos Dumont e São José.
Em 2013, ano do lançamento do projeto, foram abertas 15 turmas, que reuniram 307 participantes. Já em 2014, foram 16 turmas, com 304 inscritos. Ao todo, 789 participantes foram atendidos em três anos de projeto.
EJA
Do total de formandos do Vitória Alfabetizada em 2015, 59 alunos já procederam aos encaminhamentos de matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Vitória.
"Isso representa uma grande vitória para nós, afinal de contas, o valor da aprendizagem ao longo da vida e em todas as esferas da vida é o protagonismo pessoal e social, permitindo que as pessoas se preparem para agir, refletir e responder adequadamente aos desafios sociais, políticos, econômicos, culturais e tecnológicos com os quais se deparam ao longo de suas vidas", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Cuidados
Estudos comprovam que adultos com nível educacional mais elevado são capazes de cuidar da saúde e de se proteger de doenças de forma mais eficaz, sabem mais sobre as opções de planejamento familiar e os cuidados com crianças pequenas. Além disso, estão mais preparados para educar e proteger seus filhos de inúmeras situações do nosso cotidiano.
"Adultos com maior escolaridade podem melhorar suas chances no mercado de trabalho e seus padrões de vida. É mais provável que tenham um emprego bem remunerado ou que sejam capazes de se tornar profissionais autônomos, donos do próprio negócio, ou seja, pequenos empreendedores", completou a secretária Adriana Sperandio.
Projeto
Lançado em julho de 2013, o Vitória Alfabetizada foi criado com o objetivo de garantir a universalização da alfabetização de jovens e adultos moradores da capital, prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos.
O sucesso do projeto é também da população, que está indicando nomes de pessoas que precisam aprender a ler e escrever. O processo é muito simples: basta preencher um formulário rápido aqui para a equipe entrar em contato.
Fonte:PMV