MOBILIDADE URBANA
Terceira estrada Serra x Vitória terá recursos do Banco dos Brics
Senado aprova relatório de Fbiano Contarato que garante crédito para construção da estrada.
Em 19/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Senado aprovou o relatório do senador capixaba, Fabiano Contarato, que garante o empréstimo de US$ 57,6 milhões (cerca de R$ 345 milhões pela cotação atual) para construção da terceira estrada ligando Serra à Vitória.
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O Senado Federal aprovou, na última terça-feira (17), o relatório do senador Fabiano Contarato (PT-ES) que autoriza a garantia da União para o município da Serra e o Governo do Estado do Espírito Santo contratarem o empréstimo de US$ 57,6 milhões (cerca de R$ 345 milhões pela cotação atual) para financiamento das as obras de construção da terceira estrada ligando a Serra à Vitória.
A terceira via promete reduzir o tempo de deslocamento entre Serra e Vitória, desafogar o trânsito na BR-101 e na avenida Norte-Sul, além de promover o desenvolvimento sustentável da região.
"A obra vai melhorar a mobilidade, ligando Jardim Camburi à Carapebus, e também vai criar novas oportunidades para o crescimento da Serra, valorizando a orla da cidade”, destaca Contarato.
O recurso, no valor de US$ 57,6 milhões, será captado junto ao New Development Bank (NDB), também conhecido como o Banco dos Brics e será aplicado no Programa de Requalificação Sustentável para o Desenvolvimento e a Mobilidade Urbana no Município da Serra, conhecido como "Requalifica Serra". O programa tem como objetivo promover melhorias significativas na mobilidade urbana e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social da região.
Com a aprovação do empréstimo pelo Senado, o próximo passo é a realização do projeto executivo e a licitação das obras.
Ainda não há definição de data para que a verba chegue aos cofres da prefeitura.
A obra
Terceira via de ligação entre Serra e Vitória:
- Objetivo: Solucionar o problema do trânsito na BR-101 e na avenida Norte-Sul, na região de Carapina.
- Benefícios: Otimização do transporte coletivo, redução de acidentes, impacto ambiental e acesso a diversos setores da cidade, promovendo o desenvolvimento econômico na região metropolitana.
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