CIDADE
Terceira Ponte passa por manutenção subaquática no ES.
Revestimento é feito nos pilares para aumentar vida útil da estrutura.
Em 04/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha, passa por um trabalho de manutenção subaquática durante este mês de janeiro. O engenheiro responsável pelo serviço, José Eduardo Aguiar, explicou que um revestimento de concreto é feito nos pilares para aumentar a vida útil da estrutura.
As 'camisas metálicas', que ficam embaixo d'água e cobrem os pilares da ponte, se desgastam ao longo dos anos e, por isso, serão reconstituídos com aplicação de argamassa.
O trabalho de manutenção é feito a cada cinco anos, mas é a primeira vez que a 'camisa metálica' vai ser recomposta.
“A limpeza é feita através de hidrojateamento, que é um jateamento de alta pressão, para tirar toda a fuligem, as cracas, tudo o que o mar leva de impregnações, para conseguirmos ver as partes perdidas, vermos o estado de conservação delas e aplicarmos em cima um revestimento para garantir a durabilidade do concreto”, falou Aguiar.
O revestimento é aplicado onde o concreto está exposto, em cima das estacas que estão deterioradas. “A argamassa tem vida útil de, aproximadamente, 10 anos”, destacou o engenheiro.
O trabalho de limpeza e cobertura dos pilares demora 30 dias e é realizado por oito mergulhadores, especializados nesse tipo de serviço e certificados pela norma vigente. A manutenção é de responsabilidade da concessionária Rodosol, acompanhada pela agência reguladora.
Do G1 ES, com informações da TV Gazeta