Para chamar a atenção da população sobre o diagnóstico precoce das hepatites B e C, a unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento da Serra (CTA) estará em frente a unidade de saúde de Parque Residencial Laranjeiras no município de Serra, nesta sexta-feira (26).
Serão ofertados para a população testes rápidos para as doenças das 8 horas às 11 horas. A ideia é divulgar o serviço em locais de grande circulação de pessoas. O teste rápido não causa dor e o resultado sai em menos de 05 minutos.
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Serra, faz parte do Julho Amarelo, mês de conscientização contra as hepatites virais B e C. Já foram realizados vários eventos como: Dia D de Vacinação contra hepatite B; um fórum para os servidores com objetivo de aprimorar o conhecimento técnico sobre o tema; e oferta de testes rápidos no Pró-cidadão, em Portal de Jacaraípe.
Hepatites Virais
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. O Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado no dia 28 de julho.
As hepatites B e C são transmitidas pela relação sexual sem proteção, pela mãe infectada para o filho durante a gravidez, pelo sangue contaminado (transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas – seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), por material de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou por material para confecção de tatuagem e colocação de piercings.
A Prefeitura de Serra disponibiliza a vacina para hepatite B em todas as unidades de saúde, além de preservativos e testes rápidos, que também podem ser encontrados no CTA. Nas unidades também é possível realizar o teste laboratorial. Não há vacina para hepatite C.
Serviço:
-
Sexta-feira (26) - Realização de testes rápidos de hepatite B e C, em frente a Unidade Básica de Saúde de Parque Residencial Laranjeiras. Das 8 às 11h.
LEIA TAMBÉM
Queda no número de homicídios em Serra é abordado em Gabinete de Gestão Integrada
Mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Serra, grupo de trabalho que conecta todos os órgãos de segurança pública que atuam no município, aconteceu na manhã de ontem, 24. A contínua redução dos números de homicídios no município de Serra foi um dos temas abordados.
Foto: André Toscano/PMS
Este encontro foi o primeiro que contou com a presença de major da PMES Maximiliano Werneck, como secretário de Defesa Social de Serra. Em reuniões passadas, Werneck esteve presente enquanto comandante da 14ª Companhia Independente.
Durante a reunião, foram apresentadas as estatísticas recentes que mostram a contínua redução dos números de homicídios no município de Serra. Neste primeiro semestre, por exemplo, a queda foi de 31% em relação ao período anterior.
A reunião contou com a participação do prefeito Audifax Barcelos e de representantes de diversas secretarias municipais de Serra. Também estiveram presentes representantes das unidades do 6ª Batalhão e da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, do Batalhão de Polícia Ambiental, da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Entre as deliberações da reunião está uma ação integrada direcionada à região de Jardim Limoeiro e São Geraldo, com o nome de Operação Dignidade. A ação será coordenada pela Secretaria de Defesa Social, com participação de outras secretarias municipais e das Polícias Civil e Militar.
Após o evento, foi realizada a solenidade de entrega de mais quatro viaturas para a Guarda Civil Municipal.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL