ESPORTE NACIONAL

Tite escala Seleção ideal pela primeira vez como titular

Formação que vai iniciar jogo contra a Inglaterra só esteve em campo por 36 minutos

Em 13/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma matéria do GloboEsporte.com antes do jogo contra o Paraguai, pelas eliminatórias, começava com o seguinte parágrafo:

“Hoje, 25 de março de 2017, a seleção brasileira ideal na cabeça de Tite é formada por Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.”

Só agora, quase oito meses depois, o técnico vai conseguir escalar seu time principal, aquele que começaria a Copa do Mundo se ela fosse hoje. Os jornalistas não viram, mas esses 11 treinaram como titulares no domingo, no aconchegante e gelado Craven Cottage, estádio do Fulham.

As atuações coletivas e individuais desde setembro de 2016, quando Tite estreou, levaram naturalmente a essa formação. Ela está clara na cabeça dele, dos jornalistas que seguem a Seleção, e de boa parte da torcida, mas nunca foi escalada desde o início. Só em seu 17º jogo no comando, o amistoso desta terça-feira, contra a Inglaterra, no Wembley, o treinador poderá tirá-la do papel.

– É muito importante ter todos os jogadores à disposição, e ele (Tite) pode escolher da forma que achar melhor. Será um grande desafio para nós jogar contra uma seleção muito qualificada, europeia, será muito importante na nossa preparação – avaliou o meia Coutinho, de volta.

Os desfalques, originados por uma lesão aqui, um cartão ali, impediram essa equipe de atuar junta por mais tempo. Foram só 36 minutos até aqui: 31 logo na estreia, a vitória por 3 a 0 sobre o Equador, e mais cinco diante da Colômbia, na rodada seguinte. Ou seja, no apito inicial do amistoso, os 11 ideais de Tite voltarão a jogar juntos depois de mais de um ano.

Por que Tite nunca conseguiu escalar sua seleção ideal?

Jogo Desfalques
Equador 0x3 Brasil Coutinho (ainda era reserva de Willian)
Brasil 2x1 Colômbia Coutinho (ainda era reserva de Willian)
Brasil 5x0 Bolívia Marcelo e Casemiro (machucados), e Paulinho (suspenso)
Venezuela 0x2 Brasil Marcelo e Casemiro (machucados), e Neymar (suspenso)
Brasil 3x0 Argentina Casemiro (machucado)
Peru 0x2 Brasil Marcelo (suspenso) e Casemiro (machucado)
Uruguai 1x4 Brasil Gabriel Jesus (machucado)
Brasil 3x0 Paraguai Daniel Alves (suspenso) e Gabriel Jesus (machucado)
Brasil 0x1 Argentina Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Marcelo, Casemiro e Neymar (não foram convocados)
Austrália 0x4 Brasil Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Marcelo, Casemiro e Neymar (não foram convocados), e Renato Augusto (ficou no banco)
Brasil 2x0 Equador Coutinho (ficou no banco porque estava se recuperando de lesão)
Colômbia 1x1 Brasil Miranda (machucado), Marcelo (suspenso), Casemiro e Gabriel Jesus (ficaram no banco para observações) e Coutinho (ficou no banco porque estava se recuperando de lesão)
Bolívia 0x0 Brasil Marquinhos (ficou no banco para observações) e Marcelo (machucado)
Brasil 3x0 Chile Alisson (ficou no banco para observações) e Marcelo (machucado)
Brasil 3x1 Japão Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Paulinho e Renato Augusto (ficaram no banco para observações), e Coutinho (machucado)

Nesses 36 minutos que o time titular de terça esteve reunido, a Seleção marcou quatro gols, média de um a cada nove minutos. Um número animador.

Escalar esse time, nessas circunstâncias, a sete meses do início da Copa do Mundo, indica que ele é muito candidato a ser, de fato, o escolhido para tentar o hexacampeonato na Rússia. Mas não significa que Tite não tenha mais dúvidas.

Há três jogadores reservas para os quais ele gostaria de encontrar uma vaguinha, uma brecha. São eles o zagueiro Thiago Silva, o volante Fernandinho e o meia-atacante Willian. O trio é considerado titular, embora ainda não tenha alcançado esse status quando todos estão à disposição. Isso porque Marquinhos, Miranda, Casemiro e Renato Augusto dificultam ao máximo a vida da concorrência, com atuações regulares e eficientes.

 Formação ideal do Brasil, enfim, será titular contra a Inglaterra (Foto: GloboEsporte.com)

Formação ideal do Brasil, enfim, será titular contra a Inglaterra (Foto: GloboEsporte.com)

Renato, por sinal, é quem tem mais sombras. Tanto Fernandinho como Willian podem substitui-lo. Na primeira opção, o volante do Manchester City faria uma função mais adiantada, foi assim na vitória da última sexta-feira, sobre o Japão. Na outra, Philippe Coutinho seria deslocado para o meio-campo, numa junção dos mais talentosos homens de frente.

Contra a Inglaterra, num jogo pesado, entre campeãs mundiais, mais do que observar e avaliar jogadores, Tite quer ver o comportamento de seu time. Por isso, o time ideal, finalmente.

Veja as informações da seleção brasileira para enfrentar a Inglaterra:

Local: estádio Wembley, em Londres (ING)
Data e horário: terça-feira, às 18h (de Brasília)
Escalação: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus
Arbitragem: Artur Soares Dias, auxiliado por Rui Licínio Tavares e Paulo Alexandre Santos Soares (todos de Portugal)
Árbitro de vídeo: Tiago Lopes Martins, auxiliado por João Carlos Capela (ambos de Portugal)
Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior, Arnaldo Cezar Coelho e Tino Marcos), SporTV (com Luiz Carlos Jr, Lédio Carmona e Muricy Ramalho) e GloboEsporte.com
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 17h