CENÁRIO EMPREENDEDOR

Torne a concorrência irrelevante.

É conhecer o "chão onde pisam", ou seja, planejar, desenvolver novas estratégias e executar bem, hoje.

Em 13/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Conheço razoavelmente a história de Guy Laliberté, ex-equilibrista em perna-de-pau, ex-acordeonista e ex-engolidor de fogo. É fundador, CEO e diretor executivo de uma das principais empresas exportadoras do Canadá, Cirque du Soleil. Criada em 1984, por um grupo de artista de rua, os espetáculos do Cirque já foram assistidos por mais 60 milhões de pessoas, em diversas cidades do mundo. Porém, houve um tempo em que esse setor deixou de ser atraente e entrou em decadência. A freqüência de público em circos ambulantes era cada vez mais reduzida, encolhendo a receita e o lucro. Além disso, a luta contra a utilização de animais em espetáculos públicos, desencadeado por grupos de defesa dos direitos dos animais era cada vez mais intensa e etc.

Como competir, então, com o gigante Ringling Brothers and Barnum & Bailey's Circus, que passou a dar o tom e os circos menores seguiram a tendência?

Foi quando se deu o salto para o sucesso do Cirque du Soleil, que inovou com estratégias criativas de avançar sem buscar fatias do mercado já existente, que sempre se concentrou em crianças. Criou um novo campo de mercado inexplorado, com características distintas, ao nível de tornar a concorrência irrelevante. Atraiu freqüentadores totalmente novos - adultos e clientes empresariais, dispostos a pagar valores muito superiores aos praticados pelos circos tradicionais, para viver uma experiência de entretenimento sem precedentes, assistindo a nova produção intitulada "Reinvenção do Circo".

O Cirque du Soleil se tornou bem-sucedido por entender que para permanecer no mercado e chegar ao topo, no futuro, as empresas precisam conhecer o "chão onde pisam", ou seja, planejar, desenvolver novas estratégias e executar bem, hoje.

Particularmente, aprendi com W.Chan Kim e Renée Mauborgne, nos ensinamentos do livro A Estratégia do Oceano Azul (Ed. Campus), que a melhor maneira de competir e vencer a guerra contra a concorrência é torná-la irrelevante.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.