CIDADE
Trabalho infantil é tema de mobilização em Cariacica
Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar, este foi o lema.
Em 22/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
"Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar". Foi sob esse lema que na manhã da última sexta-feira (19), a equipe intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Cariacica, técnicos das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semus), conselheiros tutelares e policiais rodoviários federais foram para a rua conscientizar a população sobre os efeitos do trabalho infantil. O local escolhido foi a BR 262, na altura da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa).
Foto: Equipe Peti Cariacica
Cerca de 50 pessoas participaram da ação de informação, mobilização e enfrentamento ao trabalho infantil, os motoristas que passavam pelo local eram conscientizados que a atividade ilegal priva os menores da infância, interfere na escolarização, além de causar prejuízos físicos, mental e social.
A referência técnica do Peti em Cariacica, Ruth Knaak, comemora o alcance da ação. “Cerca de 2,5 mil pessoas foram abordadas, a campanha terminou antes da hora porque o material acabou. Foi uma mobilização de grande visibilidade, Cariacica foi impactada”, diz.
Enfrentamento
Erradicar o trabalho infantil é uma tarefa árdua, por isso, a equipe do Peti Cariacica trabalha incansavelmente. Além desta mobilização estão sendo realizadas visitas técnicas às unidades de saúde. São ciclos de bate-papo que visam a sensibilização para a denúncia e o enfrentamento ao trabalho infantil.
PROVEITE E COMPRE PELO SITE
“O Brasil tem uma cultura muito forte de apoio ao trabalho infantil, por isso, precisamos falar insistentemente sobre os seus malefícios e da necessidade de erradicação. Precisamos falar que lugar de criança não é trabalhando, mas sim na escola, em atividades culturais e de lazer com suas famílias. Precisam ser crianças e adolescentes em toda a sua essência, não pular etapas”, completa Ruth.
Um cronograma foi montado e todas as unidades serão contempladas. Nesta sexta-feira foi a vez de a unidade de Porto de Santana receber os técnicos do programa. Já no próximo dia 24 será a vez de a unidade de Santa Fé recebe-los.
Os canais para denunciar casos de trabalho infantil são os telefones do Conselho Tutelar (27) 98818-4538 / 98819-2886 /98818-4330 / 98818-5302 e o Disque 100.
LEIA TAMBÉM
Vagas para crianças em curso gratuito de flauta doce na Biblioteca Municipal de Cariacica
A Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande - Cariacica, vai oferecer um curso gratuito de musicalização e flauta doce para crianças de 9 a 12 anos a partir de 9 de agosto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pessoalmente ou por telefone até o dia 7. Serão ofertadas 20 vagas.
Quem ministra as aulas é a pedagoga Ida Borchardt. Ela também é aluna finalista do curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atua como musicista cantando em coros e se apresentando como cantora profissional há 7 anos. Atualmente, trabalha com educação musical, ministrando aulas e oficinas de prática de canto infantil, teclado e flauta doce.O curso vai acontecer toda sexta-feira, das 9h30 às 10h30, na própria biblioteca. O conteúdo a ser trabalhado por Ida inclui postura, articulação e respiração ao tocar o instrumento musical, fundamentos de teoria musical, prática de conjunto e vivência de brincadeiras sonoras.
Serviço:Curso Básico de Musicalização e Flauta Doce com a Educadora Musical Ida Borchardt
Período do curso: agosto a dezembro de 2019
Data de início: sexta-feira, dia 09 de agosto
Dias das aulas: às sextas-feiras
Horário: 9h30min às 10h30min
Faixa etária: 09 a 12 anos
Inscrição: até 07 de agosto
Quantidade de vagas: 20 alunos
Quanto: gratuito
Local: Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas
Endereço: Rua Santa Marta, 12, Campo Grande. (Próximo ao Supermercado Carone, em frente a Boate Di Jorge)
Telefone: 3386-3376
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL