CULTURA

Transcol leva arte e cultura para alunos da rede pública (ES).

1.300 alunos das redes públicas estadual e municipais terão contato coma a arte e cultura.

Em 18/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Cerca de 1.300 alunos das redes públicas estadual e municipais terão a chance de ter contato coma a arte e cultura em duas exposições que estão em cartaz na Galeria Homero Massena e no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes). A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), em parceria com o GVBus, vai realizar o transporte desses alunos, que estão agendados em grupos de 40 por visita.
 
“Essa parceria coloca em prática o slogan da Ceturb, que é ‘Transportando Cidadania’. O transporte está inserido em todo um contexto de responsabilidade social e uni-lo à cultura é uma oportunidade de exercer cidadania”, ressalta a assessora técnica da Ceturb-GV e responsável pelo projeto, Maria de Fátima Encarnação.
 
Os alunos vão conhecer as exposições em visitas agendadas até dezembro. No Maes, eles poderão observar a mostra do colecionador de arte Neyder Fernando Lima, que está expondo, até o dia 23 de novembro, cerca de 80 obras entre desenho, gravura, fotografia, pintura e outros suportes artísticos do acervo pessoal do artista composto por mais de 1.500 obras.
 
Já na Galeria Homero Massena, os alunos vão conhecer as obras de Mariana Reis, com xilogravuras em papel, esculturas e um vídeo em 3D. A exposição da artista fica em cartaz até o dia 13 de dezembro. Ambas as mostras têm entrada franca.
 
As exposições
 
"Corpora" traz um hipotético estudo científico que se propõe a nomear e a identificar uma nova criatura. O estudo dos músculos, dos ossos e das articulações que estruturam o novo animal e seu caráter híbrido é exposto na mostra.
 
A mostra reúne oito xilogravuras em papel, duas esculturas e um vídeo em 3D dessa criatura imaginária.
 
 "Corpora" integra parte do Programa de Exposições Temporárias, que seleciona artistas premiados pelo edital 042/2013. São quatro portfólios selecionados para se tornarem projetos expositivos nas instalações da Galeria Homero Massena.
 
No Maes, pela primeira vez, o artista Neyder Fernando Lima, um dos maiores colecionadores de arte do Espírito Santo, expõe suas obras em Vitória. A mostra inédita "Das Poéticas do Colecionar: Neyder Fernando Lima - Exposição".
 
O colecionador reuniu ao longo das últimas três décadas, nomes expressivos de algumas das principais tendências artísticas da contemporaneidade, grande parte deles alcançando hoje altas cotações no mercado de arte nacional e internacional. Entre brasileiros e estrangeiros, obras de nomes como Marcel Duchamp, Alexander Calder, Andy Warhol, Yoko Ono, Jeff Koons, Amílcar de Castro, Ascânio MMM, Rubens Gerchman, Joaquim Tenreiro, Mira Schendel, Cildo Meireles, Waltércio Caldas, Nuno Ramos, Leda Catunda, além de artistas locais, como Regina Chulam, Hilal Sami Hilal, Rosindo Torres, Tania Calasans, Jan R e do próprio colecionador, que na década de 1990 também fez alguma incursão pelas artes, entre outras criações.
 
Serviço:
Exposição "Corpora"
Período: até 13 de dezembro
Visitação: segunda a sexta, 9 às 18 horas; sábado, das 13 às 18 horas. 
Entrada gratuita
Local: Galeria Homero Massena
Endereço: Rua Pedro Palácio, 99, Cidade Alta, Centro, Vitória
Informações: (27)3132-8395.
 
"Das Poéticas do Colecionar: Neyder Fernando Lima - Exposição"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo - MAES - Avenida Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória
Período de visitação- de 10 de outubro a 23 de novembro / Terça a sexta-feira - das 10h às 18h / Sábados, domingos e feriados - das 10 às 17 horas.
Entrada gratuita
Por Ceturb-GV