TEMAS GERAIS
Transcol terá ônibus elétricos com tecnologia 100% nacional
A previsão é que os coletivos comecem a operar a partir de outubro em linhas já existentes.
Em 27/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os novos ônibus elétricos do sistema Transcol circularão nas linhas troncais que abrangem a Região Metropolitana da Grande Vitória, à partir do mês de outubro.
O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) entregou para o Sistema Transcol, nesta terça-feira (27), o primeiro dos quatro ônibus elétricos do sistema e que serão os primeiros produzidos totalmente no Brasil e na América latina. O evento foi realizado no Parque da Cidade, em Laranjeiras, Serra, e contou com a presença de autoridades e representantes do setor de transportes. A previsão é que os coletivos comecem a operar a partir de outubro em linhas já existentes.
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbado do Espírito Santo, Fábio Damasceno, lembrou que, em 2019, a atual gestão encontrou o sistena Transcol totalmente sucateado, com mais de R$300 milhões de dívidas e demissões em massa, além da redução da frota e redução de quilometragem.
O secretário de Estado, Fábio Damasceno, falou sobre as mudanças que estão sendo feitas no sistema Transcol. Foto: José Luiz Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA
"Em 2019, encontramos o sistena Transcol totalmente sucateado, com mais de R$300 milhões de dívidas, demissões em massa, redução de frota e de quilometragem. Os empresários estavam encurralados e não sabiam mais o que fazer. Foi quando o governador Renato Casagrande assumiu a responsabilidade e afirmou que mudaria aquela realidade. Governo do Estado e empresários uniram as mãos para proporcionar as melhorias no sistema de transporte público em benefício da população da Grande Vitória. Estamos renovando a frota - 40% já possui ar condicionado -, implementando esforços para conseguir chegar até essa realidade do ônibus elétrico, que comecará a circular no mês de outubro, com quatro veículos, disse Fábio.
Os ônibus, chamados de e-Bus, têm 12,5 metros de comprimento e capacidade para 70 passageiros. Eles foram fabricados, em parceria, pelas empresas nacionais, Mercedes-Benz (chassi), Caio (carroceria), WEG (motor elétrico e baterias) e Eletra (montagem). Todos os veículos são equipados com ar-condicionado, wi-fi e sistema InBus, que permite visualizar a lotação dos ônibus, além de frenagem regenerativa, que possibilita recargas a cada frenagem.
A presidente da Eletra, Milena Braga Romani. Foto: José Luiz Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA
Os novos ônibus circularão nas linhas troncais que abrangem a Região Metropolitana da Grande Vitória. Cada um dos veículos tem autonomia de 120 a 150 quilômetros, com recarga de oportunidade, e velocidade máxima de 60 quilômetros por hora. Ao entrar em operação, esses veículos irão fornecer informações de viabilidade para a renovação de futura.
"Estamos entregando o primeiro ônibus elétrico 100% naional para o Estado do Espírito Santo, é um marco muito importante para a indústria nacional. É a união das quatro empresas que integram o sistema, que são: Eletra, WEG, Mercedez e Caio, juntamente com o esforço do governo do Estado e dos empresários capixabas do transporte, nesse projeto de mobilidade urbana", disse a presidente da Eletra, Milena Braga Romani.
Leia também:
> Sem consenso no Senado, MP que aumenta conta de luz perde a validade
> Elton John é celebrado por Joe Biden na Casa Branca
> TST instala totens para ampliar acesso à Justiça do Trabalho
> Corrida Garoto 2022: as vias de Vila Velha serão interditadas
> Nova Venécia cria projeto para mulheres empreendedoras
> Termina prazo para tirar versão impressa do título eleitoral
> Paneleiras de Goiabeiras poderão exportar panela de barro
> Linhares: Mutirão de negociação do Procon começa hoje
> Dia da Árvore: projeto ajuda a reflorestar bioma 100% brasileiro
> Setor de hotelaria perde dinheiro ao não investir em inclusão
> Novo Napant será construído no estaleiro Jurong Aracruz
TAGS: TRANSCOL | ÔNIBUS | ELÉTRICO | ENTREGA | GRANDE VITÓRIA