POLÍTICA CAPIXABA

TRE reconhece pesquisa e Léo Português lidera em Anchieta

Por unanimidade, TRE decidiu reconhecer a legalidade da pesquisa eleitoral ES-08124/2024.

Em 18/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Assessoria do Candidato

O levantamento aponta a vitória do candidato a prefeito Léo Português (PSB) com uma vantagem de 10 pontos em relação a Marquinhos Assad (Podemos), na disputa pela Prefeitura de Anchieta, no Sul do Espírito Santo.


Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Na tarde desta quarta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, por unanimidade, reconhecer a legalidade da pesquisa eleitoral registrada sob o número ES-08124/2024. O levantamento aponta a vitória do candidato a prefeito Léo Português (PSB) com uma vantagem de 10 pontos em relação a Marquinhos Assad (Podemos), na disputa pela Prefeitura de Anchieta, no Sul do Espírito Santo.

>> Governo ES anuncia sistema para auxiliar nas queimadas

O grupo de Marquinhos Assad tentou barrar a pesquisa por meio de um mandado de segurança, alegando irregularidades que o TRE prontamente refutou. Essa tentativa, considerada um desespero político, apenas expôs a insegurança da coligação de Assad diante da realidade apresentada nas ruas.


Foto: Divulgação/Assessoria do Candidato

Em uma estratégia que parece mais um ato de desespero do que de estratégia eleitoral, uma ação semelhante foi movida na Justiça Eleitoral de Anchieta, onde o Ministério Público Eleitoral (MPE) também confirmou a legalidade da pesquisa que indica a derrota de Assad. O uso de manobras judiciais para deslegitimar resultados que não agradam é um sinal claro de que o candidato não tem um plano sólido para conquistar a confiança dos eleitores.

Jornal clandestino

Para agravar ainda mais a situação, Marquinhos Assad, por meio de seu grupo, produziu um jornal clandestino repleto de inverdades sobre a pesquisa e ataques diretos ao candidato Léo Português, ao prefeito Fabrício Petri (PSB) e ao seu grupo. A Justiça, ao tomar conhecimento dessa gravidade, determinou a suspensão da distribuição desse material e investigações estão em andamento para responsabilizar os envolvidos.

Léo lidera pesquisa

Na pesquisa realizada pela Directa Consultoria e Publicidade Ltda, Léo Português, em cenário estimulado, se consolidou na liderança com 38,31% das intenções de voto, podendo alcançar até 43,31% dentro da margem de erro. Marquinhos Assad ficou com 28,87%, enquanto Luiz do Esporte (PL) obteve 9,28%. Além disso, 7,99% dos eleitores rejeitaram todos os candidatos apresentados, um reflexo claro da insatisfação com a atual oferta política.

A pesquisa mostra também um crescimento significativo para Léo Português, que saltou de 27,2% para 38,31% em comparação a um estudo anterior. Já Marquinhos Assad teve uma elevação modesta, de pouco mais de 4 pontos percentuais. Essa disparidade revela não apenas a desconexão do candidato com as expectativas da população, mas também a fragilidade de sua estratégia eleitoral.

A pesquisa

O levantamento, realizado pela Directa Consultoria e Publicidade Ltda, foi registrado sob o número ES-08124/2024 e divulgado no último dia 25. A pesquisa foi conduzida entre os dias 21 e 22 de agosto com 378 eleitores, com uma margem de erro de 5 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Governo ES anuncia sistema para auxiliar nas queimadas
Ferraço propõe ampliar Rede de Atenção Psicossocial e dos CAPS
Governo ES assina termo que formaliza adesão ao ProPEN
IAB-ES encaminhará carta aos candidatos da Grande Vitória
Pesquisa mostra Ferraço com 57% das intenções de voto
Weverson propõe fortalecer o ambiente de negócios da Serra
"Onda Arnaldinho 20" contagia centenas de eleitores na Região 5
Multidão acompanha comício de Léo Português em Anchieta
Paganini propõe investimentos em Segurança Pública em Iconha
Scaramussa quer transformar Linhares em destino turístico

TAGS:
ANCHIETA | PESQUISA | TRE-ES | LÉO PORTUGUÊS | LIDERANÇA