CIDADE

Três balsas de fogos na Orla de Vila Velha/ES.

As balsas serão posicionadas no mar na Praia da Costa, em Itapuã e em Itaparica.

Em 30/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Prefeitura de Vila Velha está programando uma grande festa para comemorar a virada do ano na Orla. Serão aproximadamente sete minutos de queima de fogos de artifícios em cada um dos três pontos, sendo uma balsa na Praia da Costa (em frente ao módulo Pro Ativo, na Avenida Champagnat), uma em Itapuã (próximo à rua Deolindo Perim) e outra em Coqueiral de Itaparica (em frente à Praça do Ciclista, na rotatória da rua Humberto Pereira).

A cidade já está preparada. A Prefeitura organizou esquema especial de serviços para atender a movimentação de um público estimado em mais de 200 mil de pessoas.

Segurança – A Guarda Municipal e a Polícia Militar vão garantir a segurança na orla durante o Réveillon. Além das duas Bases localizadas na Curva da Sereia e Itapuã e dos pontos de apoio, na Praia da Costa e em Itaparica, serão montadas blitz em diversos pontos do município. Cada ponto contará com pelo menos dois agentes da Guarda Municipal. A Guarda vai atuar também na Barra do Jucu e Ponta da Fruta.

Saúde – Serão disponibilizadas três ambulâncias no decorrer da orla, cada uma delas vai ficar posicionada na direção das balsas.

Assistência Social – As equipes estarão realizando o serviço de abordagem até a meia noite. O telefone do plantão é 99717-5012.

Outras informações necessárias:
As equipes de fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária estarão de plantão durante a virada. Ocupação ordenada do espaço e ambulantes serão alvo da fiscalização. O Disque-Silêncio é um serviço de atendimento de denúncias de poluição sonora. Em Vila Velha, o serviço funciona 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, e atende no 0800 283 9157. A ligação é gratuita.
As equipes de limpeza serão reforçadas antes e depois da festa de fim de ano e toda a orla será contemplada com os serviços.

Tendas têm que obedecer as normas

Foram disponibilizados espaços para 300 tendas, que deverão ser montadas entre o início da Praia da Costa, próximo ao Clube Libanês e a Ponta da Fruta.

Será obrigatório nas tendas: expor a autorização em local visível e exibido à fiscalização sempre que solicitado; armazenar o lixo de maneira correta e disponibilizar lixeiras abastecidas com sacolas plásticas para recolhimento dos resíduos, sendo obrigatório deixar o local limpo ao final da festa.

Será proibido: reserva e demarcação das tendas com cordas, fitas, cercas ou quaisquer outros materiais; depositar caixas ou objetos na área externa da tenda; comercialização de alimentos nas tendas; exposição de publicidade, alterar a finalidade da autorização de uso sem prévia autorização da prefeitura.

Dicas importantes:
 
- A montagem das tendas será autorizada a partir das 8 horas do dia 31 e a desmontagem até às 15 horas do dia 1º de janeiro;
 
- Não será permitida ligação elétrica, botijas de gás e fogos de artifício nas tendas.
 
- Não será permitida a comercialização nas tendas;
 
- A distância entre as tendas e o calçadão deve ser de no mínimo cinco metros e deve respeitar a área de restinga;
 
- Evite pisar nas áreas de restinga. Além de embelezar as praias, a vegetação serve para conter a areia da praia, manter o nível da água no solo, como também para evita a erosão causada pelas chuvas, além de ser refúgio para animais e aves migratórias. A restinga é uma Área de Preservação Permanente (APP) e qualquer interferência não autorizada é crime previsto em lei.

Fonte: SEMCOM-PMVV