POLÍTICA CAPIXABA
Tribunal de Justiça do ES vai eleger dois novos desembargadores.
Critérios para preencher vagas serão de merecimento e antiguidade.
Em 28/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vai eleger, na manhã da próxima segunda-feira (28), dois novos desembargadores. As vagas, abertas com a aposentadoria dos desembargadores Carlos Roberto Mignone e Paulo Roberto Luppi, serão preenchidas pelos critérios de merecimento e antiguidade, respectivamente.
Para o preenchimento de vaga pelo critério de merecimento, cada desembargador indica três nomes, sendo eleito o magistrado que obtiver mais votos. Ou, ainda, aquele que figurar na lista tríplice três vezes consecutivas ou cinco vezes alternadas. A lista tríplice é formada pelos três juízes mais votados.
Para vaga do critério de antiguidade, será eleito o juiz mais antigo da lista que se inscreveu e tiver o nome aprovado pelo Tribunal Pleno por unanimidade ou maioria de votos.
O TJES possui ainda outra vaga, aberta com o falecimento do desembargador William Couto Gonçalves, mas ainda não há data prevista para o preenchimento dessa cadeira, que será ocupada pelo critério de merecimento.
Na próxima terça-feira, 29, quem se despede do TJES para desfrutar sua aposentadoria é o desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, há 38 anos na carreira da magistratura.
Fonte: G1-ES