MEIO AMBIENTE
Troque alimentos por mudas de Mata Atlântica no Parque Botânico Vale.
A iniciativa faz parte das celebrações pela passagem do Dia da Árvore.
Em 22/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Até o dia 30 de setembro, o Parque Botânico Vale promove o projeto Conservação Consciente, iniciativa que prevê a troca de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica por alimentos não perecíveis. Os produtos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas da Grande Vitória e podem ser doados de terça a domingo, das 8h às 17h. A iniciativa faz parte das celebrações pela passagem do Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.
"Ao doar um quilo de alimento não perecível, o visitante recebe em troca uma muda de árvore nativa de Mata Atlântica, que é o bioma predominante no Espírito Santo. Com isso, além de reforçarmos a importância de protegermos as nossas florestas, incentivamos também a prática da solidariedade entre os visitantes do Parque", explica Vitor Maciel, supervisor do Parque Botânico Vale.
Além de mudas de árvores como o Pau Brasil e Ipês das mais variadas cores, também estão disponíveis mudas de espécies frutíferas, como pitanga, caju e acerola, entre outros. A expectativa é de que sejam arrecadados entre 600 e 700 quilos de alimentos no período em que durar a ação. Somente no ano passado, foram arrecadados 300 quilos de alimentos não perecíveis por meio do projeto Conservação Consciente.
A Mata Atlântica, que teve sua cobertura florestal original reduzida a menos de 12%, é um dos biomas mais ricos em biodiversidade, e, também, um dos mais ameaçados do mundo atualmente.
Sobre o Parque Botânico Vale
Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão verde do Complexo de Tubarão. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Recentemente, o Parque teve a sua área verde ampliada, que passou a ter mais 1.300 metros quadrados, além de uma Fonte dos Desejos.
Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais.
No Parque Botânico Vale está instalado também o único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies. No Parque, o visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal - que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.
Serviço
Projeto Conservação Consciente
Quando: até o dia 30 de setembro
Onde: Parque Botânico Vale (Avenida dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi), de terça a domingo, das 8h às 17h
Mais informações: 3333-6200
Fonte: Vale