POLÍTICA INTERNACIONAL

Trump e Hillary brigam por votos em Ohio; campanha entra na reta final.

Ohio é estado disputado que pode decidir quem ficará na Casa Branca.

Em 06/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Donald Trump e Hillary Clinton partiram para os dois meses finais e frenéticos da campanha eleitoral nos Estados Unidos com uma série de atividades em Ohio, um estado disputado, onde há décadas o candidato ganhador acaba vitorioso na corrida pela Casa Branca.

Num sinal da importância do estado, os aviões de Hillary e Trump num determinado momento ficaram lado a lado na pista de Cleveland, embora os candidatos não tenham se cruzado.

Chegando ao feriado deste Dia do Trabalho nos EUA, que dá início à esticada final da campanha para as eleições de 8 de novembro, Trump se fortaleceu nas pesquisas de opinião, colocando pressão sobre a favorita Hillary.

Hillary, viajando com a imprensa pela primeira vez num novo avião que exibe o seu slogan de campanha, afirmou que ela havia desfrutado do “último momento antes da corrida desenfreada” até a linha de chegada. A candidata democrata se disse “mais do que pronta” para as próximas nove semanas.

A ex-secretária de Estado, junto com o seu companheiro de chapa, o senador Tim Kaine, de Virgínia, parou numa cervejaria de Cleveland antes de seguir para um festival e uma parada do Dia do Trabalho.

"É interessante ter todos os aviões aqui na mesma pista. Isso apenas mostra o quão importante é Ohio”, afirmou Kaine sobre os aviões lado a lado em Cleveland.

Em entrevista a jornalistas dentro de seu avião, Hillary manifestou suas "graves" preocupações com os relatórios sobre supostas interferências da Rússia no processo eleitoral nos EUA através de ciberataques contra seu partido.

A possibilidade de que Moscou esteja envolvida nos ataques cibernéticos revelados em julho "provoca alguns graves questionamentos sobre o potencial da interferência russa no nosso processo eleitoral", disse Clinton a jornalistas em seu avião de campanha.

O rival republicano, junto com o seu candidato a vice-presidente, o governador de Indiana, Mike Pence, compareceu a uma reunião na região de Cleveland com líderes dos trabalhadores e sindicalistas antes de seguir para um festival na área de Youngstown.

Trump convidou os jornalistas para acompanhá-lo no voo curto entre Cleveland e Youngstown, também na primeira vez que a imprensa voou com ele, e respondeu diversas perguntas no caminho.

Estados disputados
O sistema eleitoral nos EUA considera os votos de um Colégio Eleitoral, com representantes de todos os estados americanos (assista ao vídeo abaixo). A polarização entre dois principais partidos faz com que existam no país estados tradicionalmente democratas e outros republicanos. Esses estados não costumam gerar muita dor de cabeça aos candidatos. Mas nos chamados "estados indecisos" ou "estados disputados" o resultado é imprevisível, e a vitória nessas regiões costuma decidir quem ficará na Casa Branca pelos próximos anos.

Enquanto a maioria das pesquisas mostram Trump atrás de Hillary em muitos dos estados mais disputados, onde as eleições devem ser decididas, ele tem ficado próximo de empatar com ela em algumas pesquisas nacionais e a tem ultrapassado por uma pequena diferença em outras.

O mais recente levantamento da Reuters/Ipsos, divulgado na última sexta-feira, mostrou que Trump tinha o apoio de 40% dos prováveis eleitores contra 39% de Hillary, eliminando a recente vantagem de oito pontos dela.

Fonte: Reuters