POLÍTICA INTERNACIONAL

Trump e Hillary seguem ampliando vantagem na corrida pela Casa Branca.

Magnata e ex-secretária de estado venceram primárias no Arizona.

Em 23/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Donald Trump e Hillary Clinton ampliaram ainda mais suas vantagens na disputa pelas candidaturas republicana e democrata, respectivamente, à presidência dos EUA. Os dois venceram as primárias no Arizona, o maior dos três estados a realizar prévias nesta terça (22). Como o Partido Republicano do estado adota do “winner-take-all”, Trump ficou com todos os seus 58 delegados. Já Hillary conquistou a maioria dos 75 delegados democratas em disputa (46, com 90,5% de apuração, até 5h25).Ted Cruz venceu o caucus de Utah, segundo projeções. Após 69,2% de apuração, tinha ele tinha 68,9% dos votos (o que lhe dá mais 40 delegados). Bernie Sanders venceu entre os democratas - tinha 76,9%, com 27,8% de apuração (18 delegados).

Em Idaho, Sanders também venceu com folga: 78%, levando 18 delegados.

Bélgica
As prévias desta terça perderam espaço nos noticiários após os atentados em Bruxelas, e o assunto dominou também a atenção dos próprios pré-candidatos.

Os republicanos Trump, Cruz e John Kasich criticaram o presidente Obama por continuar sua agenda em Cuba e não retornar imediatamente aos Estados Unidos. Cruz se destacou ao causar polêmica por sugerir que comunidades muçulmanas nos EUA sejam vigiadas pela polícia.

Clinton criticou duramente a sugestão e adotou um tom mais conciliatório. “Muçulmanos americanos: este é seu país também. Esse tipo de proposta é perigoso, odioso e está abaixo de nós”, escreveu no Twitter, acrescentando uma imagem da declaração de Cruz. Sem citar o republicano, Sanders escreveu que “é importante não sucumbir à intolerância. Estamos lutando contra uma organização terrorista que mata pessoas inocentes. Não estamos lutando contra uma religião”.

Prévias
Até o dia 14 de junho (veja o calendário completo), eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

A eleição presidencial será realizada em 8 de novembro.

Eleições EUA prévias caucus primárias infográfico (Foto: Editoria de Arte/G1)