ECONOMIA INTERNACIONAL
Trump pode colocar o comércio em risco, diz ministro da Economia chinês.
Lou Jiwei disse que Trump é de "uma espécie irracional" e que o Estados Unidos" não merecem.
Em 17/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O ministro da Economia chinês Lou Jiwei disse hoje (17) que o magnata Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca, é um homem do tipo "irracional" com ideias como a de impor altas tarifas a produtos da China.
Em uma entrevista publicada neste domingo (17) por The Wall Street Journal, Lou Jiwei disse que Trump é de "uma espécie irracional" e que o Estados Unidos "não merecerão ser líder mundial" se as políticas comerciais promovidas pelo candidato forem seguidas.
O ministro, reconhecido por suas declarações francas entre os dirigentes chineses, esteve em Washington para as assembleias gerais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM) realizadas durante a semana.
Ao ser interrogado sobre o espírito da campanha eleitoral norte-americana, Lou opinou que os americanos devem reconhecer que seu país e a China "são dependentes um do outro" e que ambos têm muito a perder em uma guerra econômica.
Trump fez de seus ataques contra o livre comércio um dos pilares de sua campanha e acusou principalmente a China de manipular sua moeda, o que justificaria, segundo ele, a imposição de tarifas até 45% sobre as importações de produtos chineses. Para Lou Jiwei, isso contraria as normas da Organização Mundial de Comércio (OMC).
De acordo com The Wall Street Journal, são esses os primeiros comentários de um alto funcionário chinês especificamente sobre Trump, favorito à indicação republicana para a Casa Branca, mas com poucas possibilidades de derrotar em novembro a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, provável candidata dos democratas.
Por Wall Street Journal/AFP