EDUCAÇÃO

TSE e Sedu realiza ações por meio do programa #SerEleitor

O objetivo do programa #SerEleitor é elevar os índices de consciência cívica dos eleitores.

Em 01/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/ES

Entre os temas integradores a serem acionados pelo programa #SerEleitor estão “Direitos da Criança e do Adolescente”, “Educação em Direitos Humanos” e “Ética e Cidadania”.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo e a Secretaria da Educação (Sedu) lançaram o programa #SerEleitor, que tem como foco no alistamento eleitoral de jovens com 16 e 17 anos. Para apoiar essa ação de fortalecimento da cidadania e da democracia, a Sedu elaborou um cronograma de atividades multidisciplinares a ser desenvolvido nas escolas estaduais. A primeira delas é o “Dia D”, que será realizado em 11 de abril de 2022.

O objetivo do programa #SerEleitor é elevar os índices de consciência cívica dos eleitores capixabas, mediante à realização de eventos e ações de sensibilização, demonstrando, além da importância do voto, o quão fácil e rápido é a retirada do título de eleitor.

Entre os temas integradores a serem acionados pelo programa #SerEleitor estão “Direitos da Criança e do Adolescente”, “Educação em Direitos Humanos” e “Ética e Cidadania”. As atividades sugeridas nas escolas serão desenvolvidas de forma contextualizada e articulada em todas as áreas de conhecimento, com a participação efetiva dos estudantes.

“Os benefícios esperados dessa ação, para além do incentivo ao alistamento eleitoral pelos jovens, é de levar a mensagem de que é possível a transformação da sociedade brasileira, por meio da educação e da participação política, utilizando os instrumentos da democracia”, disse a técnica da assessoria de Gestão Escolar da Sedu, Alessandra Ribeiro Alves.

São parceiros da campanha o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes); o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe-ES); o Ministério Público Federal (MPF); o Ministério Público Estadual (MPES); a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES); e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES).

Dia D #SerEleitor

No próximo dia 11 de abril, os alunos da Rede Estadual com idade entre 16 e 17 anos que ainda não têm Título de Eleitor devem levar para a escola onde estão matriculados os seguintes documentos para o alistamento:

- Cópia do documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
- Cópia do comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
- Cópia do comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito);
- Cópia do comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos). (As informações são da Sedu) 

Leia também:

Brasil leva prêmios em regionais de FRC em São Francisco e NY
Educação financeira é tema de palestra em escola de Viana
Estudantes do Espírito Santo se destacam na FEBRACE 2022
Sedu faz cadastro para alunos de Cmei em Colina da Serra
Sedu abre as inscrições para a "Formação Projeto de Vida"
Serra: uma moderna abordagem de educação será implantada
Pedido da taxa de isenção no Enem 2022 começa na segunda
Sedu oferta vagas para o Bolsa Estágio Formação Docente
Projeto envolve estudantes e famílias na literatura infantil
Prefeitura da Serra disponibiliza centenas de vagas para a EJA

TAGS:
PROGRAMA | SER ELEITOR | TSE | SEDU | ELEITORES