TEMAS GERAIS

TSE inicia testes de segurança da urna eletrônica para eleição

Investigadores vão tentar executar planos de ataque aos equipamentos da urna eletrônica.

Em 22/11/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Antonio Augusto/Ascom/TSE

As tentativas de burlar o sistema de segurança ocorrem com a disponibilização do código-fonte, procedimento no qual o tribunal entrega aos participantes a chave da programação das máquinas que compõem a urna.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou hoje (22) o teste público de segurança (TPS) do sistema eletrônico das eleições de 2022. Até sexta-feira (26), 26 investigadores de diversas instituições vão tentar executar 29 planos de ataque aos equipamentos da urna eletrônica. O teste é um procedimento de praxe realizado desde 2009.

As tentativas de burlar o sistema de segurança ocorrem com a disponibilização do código-fonte, procedimento no qual o tribunal entrega aos participantes a chave da programação das máquinas que compõem a urna, como os componentes que realizam o recebimento, a transmissão e a apuração dos votos.

O plano de ataque prevê tentativas de violação do sigilo do voto, identificação de sinais eletromagnéticos a distância, captura de sinais elétricos nas entradas externas e identificação sonora das teclas pressionadas.

De acordo com o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, o tribunal abre o acesso ao código-fonte e permite a realização de planos de ataque para descobrir vulnerabilidades do sistema.

“Isso é o teste público de segurança. É nós aprimorarmos os sistemas mediante ataque de pessoas físicas, instituições, hackers do bem, que queiram tentar vulnerar as diferentes camadas de proteção do sistema. É uma parceria com a sociedade, não é um confronto”, explicou.

Segundo Barroso, se vulnerabilidades forem encontradas, serão corrigidas, e haverá um novo teste para verificar se o sistema continua vulnerável.

“Basicamente, é levar a sério a crítica e a vulnerabilidade e procurar corrigi-las”, afirmou Barroso.

A primeira fase dos procedimentos de checagem da segurança da votação foi em outubro deste ano, quando o TSE realizou uma cerimônia de abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais. (Por Agência Brasil)

Leia também:

> ​Vila Velha concorre ao projeto “Brasil, Essa é a Nossa Praia”
Detran-ES inaugura agência e debate sinalização de trânsito
O Procon de Viana dá dicas para as compras na Black Friday
Vitória decreta luto oficial pela morte de Mariazinha Vellozo Lucas
89% dos vegetais comercializados são seguros para consumo
O Procon VV alerta sobre responsabilidade das operadoras
Garoto de 9 anos cria game que incentiva reflorestamento
Museu Nacional anuncia descoberta de dinossauro muito raro
Eclipse parcial da Lua poderá ser observado nesta madrugada
Procon de Vila Velha orienta consumidores para a Black Friday

TAGS:
TSE | URNA ELETRÔNICA | TESTE DE SEGURANÇA | ELEIÇÕES 2022 | SISTEMA