TEMAS GERAIS

Turismo: É possível se divertir sem ir muito longe.

Descubra nos destinos do Espírito Santo que, mesmo em períodos de crise, é possível se divertir.

Em 16/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Quem não gosta de viajar? Segundo a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do MTur, em março de 2015, 21,4% dos brasileiros demonstraram intenção de viajar nos próximos seis meses. A maior parte deles (70,9%) prefere os destinos turísticos nacionais.

Conhecer o próprio Estado pode ser uma boa opção para quem deseja se divertir sem sair do orçamento. Afinal, viajando para destinos mais próximos, o turista escapa das tarifas aéreas. Vale ressaltar que, com roteiros alternativos, é possível se divertir pagando menos do que se gastaria nos locais mais badalados.

A arquiteta Izabela Amorim Aguiar Bortot costuma viajar com seu marido, o médico Daniel Bortot, para o interior do Estado. Somente no ano passado, se hospedaram três vezes em Domingos Martins e, este ano, conheceram Castelo e Alegre. “Gosto de viajar para o interior do Estado por ser mais perto e mais barato. É uma opção prática e econômica”, conta Izabela.

As opções de lazer são para todos os perfis. Nosso Estado possui destinos mais românticos, locais propícios para passeios com os filhos e, para os mais radicais, turismo de aventura. As dicas de roteiros são do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Espírito Santo (Sebrae ES), que possui uma área específica para atendimento coletivo aos pequenos negócios da área de turismo.

“Nosso objetivo é promover, por meio de abordagens coletivas, o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios dos setores de turismo, cultura e artesanato do Estado, visando sua integração e sustentabilidade”, declara o diretor de atendimento da instituição, Ruy Dias de Souza.

Destinos Românticos

Nas Montanhas Capixabas, é possível encontrar uma gama diversificada de hospedagens e preços. O turista pode optar por uma hospedagem rural confortável e prestigiar as tradições mantidas na região até os dias atuais. Pode ainda aproveitar um clima frio de montanha, apropriado para um delicioso jantar romântico ou um café colonial.

Já em Pedra Menina, município de Dores do Rio Preto, os apaixonados podem desfrutar do clima frio de montanha, e ainda encontrar um local apropriado para um jantar romântico, num cenário emoldurado por belas paisagens.

Para a garotada

Mas, se o passeio inclui os filhos, é preciso uma programação específica para eles. E nem é preciso ir muito longe.

Os municípios de Serra, Vila Velha e Cariacica possuem circuitos turísticos para toda a família, onde é possível curtir o clima e a comidinha da roça. Na Serra, os circuitos são: Pitanga, Muribeca, Chapada Grande e Guaranhuns. Em Vila Velha: Córrego Sete, Jaguarussu e Xuri. Em Cariacica: Monte Mochuara e Terras Altas.

Há, ainda, diversos parques em Vitória, para praticar esportes ao ar livre, brincar e fazer um delicioso piquenique com a garotada: Parque Municipal da Fonte Grande, Jardim Botânico da Vale, Parque Municipal da Fazendinha, Parque da Pedra da Cebola, Parque Moscoso.

Aventura           

Para os mais radicais, há opções de experiências da vida ao ar livre pelo Estado afora, com roteiros de cicloturismo no Caparaó e na Região de Montanhas para diferentes perfis físicos de turistas, inclusive famílias e desportistas que apreciam provas desafiadoras.  O Pico da Bandeira é um ótimo local para fazer trekking e, de quebra, apreciar cafés especiais.

Fonte: Sebrae/ES