CIDADE
Uber é liberado por vereadores em Vitória/ES após sessão na Câmara.
Câmara manteve veto do prefeito a projeto que proibia Uber.
Em 13/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Por oito votos a cinco, a Câmara de Vereadores de Vitória manteve o veto do prefeito Luciano Rezende (PPS) ao projeto de lei do vereador Rogerinho (PHS), que prevê a proibição do Uber na capital, em sessão nesta terça-feira (12). Com isso, o aplicativo de transporte particular está liberado na cidade, caso a empresa Uber queira atuar por aqui.
O projeto de lei de Rogerinho pretendia proibir a Uber em Vitória e tinha o apoio dos taxistas. A categoria marcou forte presença no plenário e demonstrou insatisfação com a decisão dos vereadores.
Rogerinho Pinheiro (PHS) havia dito que a expectativa era pela derrubada. “A lei hoje não permite a Uber. Ele é contra a lei de mobilidade urbana, a lei que regulamenta os táxis, entre outras. Precisa ser regulamentado primeiro em Brasília. Não pode um aplicativo passar por cima da lei”, diz.
Em nota, a Uber reitera que não opera na cidade, mas celebra o fato de Vitória buscar construir um ambiente regulatório que promova a inovação.
"A Câmara Municipal de Vitória manteve hoje o veto do prefeito Luciano Rezende a um Projeto de Lei retrógrado que limitaria o alcance da inovação nas políticas de mobilidade da cidade. Ao respeitar o direito do cidadão de escolher como se movimentar pela cidade, a Câmara Municipal deu um importante passo para promover soluções inovadoras na mobilidade urbana de Vitória", diz a nota da Uber.
Interesse
Em entrevista ao jornal A Gazeta, no dia 26 de outubro de 2015, o gerente-geral da empresa Uber no Brasil, Guilherme Telles, disse que há interesse em trazer o Uber para o estado e que as primeiras cidades a receber seriam Vitória e Vila Velha.
Fonte: G1-ES