POLÍTICA INTERNACIONAL
UE tem muita sorte por ter Mattarella e Draghi, diz Macron
Na coletiva de imprensa, hoje (7), os dois falaram sobre diversos temas de interesse europeu.
Em 07/01/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O francês também foi questionado sobre o recente Tratado do Quirinale, assinado por ele e Mattarella, e disse que o acordo “reforça ainda mais o projeto europeu”.
O presidente da França, Emmanuel Macron, elogiou seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, e o primeiro-ministro do país, Mario Draghi, durante um evento em Paris nesta sexta-feira (7) ao lado da líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Na coletiva de imprensa, os dois falaram sobre diversos temas de interesse europeu e, em determinado momento, o francês foi questionado sobre o que achava do governo italiano.
“Nós temos muita sorte de ter um presidente da República e um presidente do Conselho [de Ministros] tão corajosos, europeístas e amigos da França. Eu não costumo comentar as questões de política interna, incluindo em um país amigo, mas temos sorte”, disse Macron.
O francês também foi questionado sobre o recente Tratado do Quirinale, assinado por ele e Mattarella, e disse que o acordo “reforça ainda mais o projeto europeu” e “não afeta em nada” as relações entre França e Alemanha. Segundo Macron, o pacto “cobre um campo muito vasto […] e que reforça e consolida a força das nossas ligações”.
O presidente, que assumiu a liderança rotativa da União Europeia no dia 1º de janeiro, afirmou que não há antagonismo nas relações entre Paris, Roma e Berlim e destaca que os três caminham juntos para a avançar na integração europeia.
“A amizade que temos com a Alemanha não tira nada da amizade que temos com a Itália – e vice-versa. Tudo se faz com inteligência e amizade e temos muitas coisas a fazer seja no nível bilateral ou comunitário”, pontuou ainda. (ANSA).
Leia também:
> EUA responderá decisivamente se Rússia invadir Ucrânia
> Política mundial: Os desafios da Alemanha na presidência do G7
> Biden anuncia plano contra Ômicron e alerta não vacinados
> Candidato da esquerda é eleito o novo presidente do Chile
> China eleva tarifas sobre importações de carne suína em 2022
> Joe Biden aprova estado de emergência por tornado nos EUA
> Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz
> Após a saída de Angela Merkel, Europa busca um novo líder
> Powell, do Fed, vê persistência da inflação e riscos da covid-19
> Japão fecha fronteiras e G7 convoca reunião de urgência
> Senado sabatina onze servidores para chefiar embaixadas
> Áustria impõe lockdown para todos e vacinação obrigatória
TAGS: UNIÃO EUROPEIA | MACRON | MATTARELLA | DRAGHI | ITÁLIA | TEMAS