EDUCAÇÃO

Ufes não vai usar Enem para 2ª fase do vestibular em 2016.

Reitor disse que provas discursivas como segunda etapa estão mantidas.

Em 27/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) anunciou, nesta quinta-feira (26), que não vai usar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de seleção para o ingresso nos cursos superiores. A ideia é que seja mantido o método de provas discursivas como segunda etapa do vestibular.

Em maio de 2014, uma comissão foi formada para estudar a possibilidade da universidade aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do governo federal. Já no segundo semestre de 2014, a conclusão do estudo, um indicativo positivo para a adoção, foi encaminhada para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), mesmo não havendo unanimidade dentro da própria comissão.

Diante do impasse da falta de decisão, o reitor Reinaldo Centoducatte explicou que o Vest Ufes 2016 segue sendo avaliado pelo conselho, mas para não criar insegurança e ainda mais ansiedade aos vestibulandos, mesmo que o indicativo seja aceito, o método será aplicado apenas para a seleção de 2017. “Para o próximo ano, a seleção não será feita exclusivamente pelo Sisu. Talvez, tenhamos algumas pequenas adaptações, mas não haverá nenhuma mudança radical”, afirmou.

 

As decisões sobre o vestibular são tomadas de maneira colegiada dentro da universidade, porém, segundo o reitor, a instituição não é irresponsável em tomar uma decisão como essa, sem alguma antecedência. “Caso o Cepe acompanhe o indicativo da comissão, as mudanças não virão nesse vestibular, mas para o ingresso do processo seletivo de 2017. Talvez seja incluído alguns outros cursos que utilizem o Sisu”, afirmou o reitor.

Cursos
Para exemplificar sobre pequenas mudanças que podem ocorrer já para o próximo ano, o reitor explicou que a expansão das vagas oferecidas pela Ufes, por meio do Sisu, nos vestibulares de inverno, possa começar pelos cursos oferecidos nos campi do interior, como os de Alegre e de São Mateus.

“Alguns cursos com menor concorrência poderão utilizar o Sisu como forma de ingresso. Mas cursos como Medicina, Odontologia e as engenharias não terão mudanças para esse ano”, garantiu o reitor.

Sisu
A primeira vez em que a Ufes utilizou o Sisu foi no vestibular de inverno de 2013 para os cursos dos campi de Alegre e de São Mateus. Na ocaisão, foram oferecidas 725 vagas para diversos cursos.

Essa modalidade de seleção acaba com a segunda etapa do vestibular, que consiste nas questões discursivas das matérias específicas e redação. Atualmente a primeira etapa do vestibular da Ufes já é feita pelo resultado das provas objetivas do Enem.

Fonte: G1-Espírito Santo