ESPORTE INTERNACIONAL

Último dia de Olimpíada no Rio tem bloqueios no trânsito e festa no Porto.

Há esquema especial de tráfego para maratona, vôlei e encerramento.

Em 21/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Depois de 16 dias, chega ao fim neste domingo (21) a Olimpíada Rio 2016. O dia reserva as disputas finais de algumas modalidades, chance de medalha para o Brasil no vôlei masculino, além da Cerimônia de Encerramento, que acontece no Maracanã. Além disso, ainda há muita festa nas ruas.Ao longo de todo o dia, haverá interdições ao tráfego de veículo em diversas regiões da cidade. Logo pela manhã, acontece a maratona masculina. Os maratonistas vão percorrer 42 km entre o Centro e a Zona Sul. As principais alterações no tráfego, porém, acontecem no entorno do Maracanã.

O Maracanãzinho recebe, às 9h30, o jogo de vôlei masculino entre Estados Unidos e Rússia, que disputam o outro. Já às 13h15, acontece por lá a disputa pelo bronze na mesma modalidade entre o Brasil e a Itália. Por causa destas finais, a operação especial de trânsito na região acontece desde cedo. Veja o detalhamento de toda a operação de tráfego do dia.

A principal orientação da prefeitura para o público que irá às competições no Maracanãzinho e na Cerimônia de Encerramento no Maracanã é priorizar o transporte por metrô e trens. Devem ser utilizadas para o embarque e desembarque as estações São Cristóvão, São Francisco Xavier e Maracanã para quem for aos jogos de vôlei. Já a partir das 16h30, a
estação Maracanã (metrô e trem) estará fechada para embarque de passageiros. Ela irá funcionar apenas para desembarque do público que irá ao encerramento no Maracanã. 

Além da maratona e das finais de vôlei, há ainda as disputas finais de basquete, handebol, boxe, montain bike, ginástica rítmica e luta livre.
Festa nas ruas
Mais de 100 mil pessoas são esperadas no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, para a festa de despedida da Olimpíada. A festa começa às 13h, com a apresentação da banda Jamz, e vai até de madrugada com o Baile do Viaduto de Madureira agitando a Praça Mauá.

Quem não tem ingressos para conferir no Maracanã a Cerimônia de Encerramento, poderá acompanhar, em tempo real, a transmissão do evento nos telões espalhados pelo Boulevard. A cerimônia começa às 20h e uma queima de fogos no fim promete encantar o público.

Na Zona Norte, o Boulevar Olímpico no Parque Madureira também mantém programação especial. Acontece por lá o encerramento do Encontro de Carnavais, com apresentação da Escola de Samba Mangueira junto ao bloco de rua Cordão do Boitatá.

g1/Rio de Janeiro