MEIO AMBIENTE
Uma aula divertida sobre coleta seletiva em escola de Viana/ES
O encontro reuniu 40 estudantes pela manhã e outros 40 à tarde e foi com desenho animado.
Em 03/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foi brincando que a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura de Viana tratou de um assunto sério com os 80 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Araçatiba, nesta quarta-feira (03): a coleta seletiva. O assunto foi discutido na Semana de Meio Ambiente, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. A programação teve início na última segunda-feira (1º) e terminou nesta quarta (03).
Em Araçatiba, o encontro reuniu 40 estudantes pela manhã e outros 40 à tarde e foi com desenho animado, teatro de fatoche, jogos e muita interação dos alunos que a diretora do Departamento de Educação Ambiental Priscila Alves Rezende abordou o que é lixo, o tempo de decomposição de vários materiais e a maneira correta de destinar os resíduos para que a natureza seja preservada e a qualidade de vida da população não seja prejudicada. “É fundamental que isso seja ensinado desde cedo, pois nessa fase é mais fácil conscientizar as crianças, que levarão para o resto da vida esses cuidados com o meio ambiente”, comentou a professora da pré-escola Maria Cristina Machado da Silva.
E a garotada, que já tinha estudado o tema no Programa Agrinho em 2014, reforçou a lição e tirou de letra o que fazer com o lixo seco e o úmido. “Temos que colocar separado, um em cada lixeira. Não podemos jogar nada no chão”, contou Kauã, 8 anos.
Os colegas Yuri e Sophia, ambos de 8 anos, e Yago, 7 anos, reforçaram a mensagem de Kauã, mas a pequena Anna Clara, de 5 anos, quer ir além e garantiu que vai contar para os pais e os dois irmãos o que aprendeu nessa quarta-feira. “O lixo pode causar doenças, como a dengue, e pode matar as pessoas e os animais. E a rua suja é feia”, resumiu Anna.
De acordo com Priscila, esse é um trabalho de conscientização que teve início na escola de Araçatiba e que atenderá todas as escolas da rede municipal de Viana. “Vamos continuar o trabalho de sensibilização nas escolas e em outros locais e instituições para contribuir na implantação da coleta seletiva no município, tendo em vista que foi criada uma associação de catadores e montado um galpão com prensa de resíduos e equipamentos de proteção para que os 12 associados deem início à coleta seletiva em Viana”.
Responsabilidade individual
A proposta da Semana do Meio Ambiente de Viana este ano foi para incitar a sensibilização quanto à responsabilidade individual e coletiva na sistemática da coleta seletiva. “Nosso objetivo é fomentar o sistema de gestão dos resíduos sólidos no município, por meio de ações voltadas à sensibilização e inserção da população, dos servidores da prefeitura e da Associação de Catadores no gerenciamento adequado de materiais recicláveis, utilizando ferramentas de educação ambiental e,consequentemente, viabilizando a implantação da coleta seletiva”, explicou a subsecretária de Meio Ambiente Giselle Cypreste Guimarães.
Entre as atividades desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente estão: Posse Simbólica da Associação de Catadores; Treinamento para os Catadores e servidores de Serviços Gerais, com o tema: “Coleta Seletiva na Prefeitura de Viana”, apresentação do Galpão de Resíduos Sólidos; Formalização da doação da Prensa de Resíduos e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a Associação de Catadores, Palestra e Gincana sobre ‘Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva’ para estudantes.
Saiba mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
No contexto da conservação ambiental e do saneamento básico, destaca-se a temática dos resíduos sólidos. A partir de agosto de 2010, baseado no conceito de responsabilidade compartilhada, a sociedade como um todo – cidadãos, governos, setor privado e sociedade civil organizada – passou a ser responsável pela gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.
Agora, o cidadão é responsável não somente pela disposição correta dos resíduos que gera, mas, também, é importante que repense e reveja o seu papel como consumidor; o setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva e pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais, sempre que possível; os governos federal, estaduais e municipais são responsáveis pela elaboração e implementação dos planos de gestão de resíduos sólidos, assim como dos demais instrumentos previstos na Lei Federal n° 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).
Fonte:PMVIANA