ECONOMIA INTERNACIONAL

Uma em cada 5 pequenas empresas dos EUA planeja demissões

Pessoa caminha por lojas fechadas durante surto de coronavírus, em Manhattan.

Em 12/07/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

(Foto: Andrew Kelly/Reuters)

À medida que proprietários terminam de usar empréstimo do governo para folha, percebem que o cenário econômico não sustenta o nível de pessoal, diz pesquisa.

Um número crescente de pequenas empresas dos EUA planeja demitir trabalhadores após o uso de um empréstimo federal, já que muitos estados estão desacelerando ou alterando os planos de reabertura em meio ao aumento nos casos de coronavírus, mostrou uma nova pesquisa.

Cerca de 22% das empresas que aderiram ao Programa de proteção ao salário já demitiram trabalhadores ou esperam demitir um ou mais trabalhadores após o término do empréstimo, contra 14% no mês passado, de acordo com a pesquisa com membros da Federação Nacional de Empresas Independentes (NFIB). Este é um importante programa federal de estímulo, que foi criado para manter os trabalhadores em folha de pagamento durante a pandemia.

“À medida que os proprietários terminam de usar o empréstimo, estão descobrindo que as condições econômicas são incapazes de suportar os níveis atuais de pessoal”, apontou a NFIB na pesquisa.

A maioria das empresas pesquisadas que solicitou empréstimo conseguiu recebê-lo, com 56% relatando que já gastaram toda ajuda e os 44% restantes relatando que provavelmente não estão muito atrás, disse a NFIB. (Por Mark Niquette, Bloomberg News)