TEMAS GERAIS

Usuários do CAPS de João Neiva participam de oficinas

Com uma rotina diária, os pacientes participam das oficinas ofertadas no período da manhã.

Em 19/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de João Neiva

A oficineira do CAPS Sandra Teófilo Veiga explica que o trabalho manual é terapêutico e ajuda os pacientes na medida em que diminui a ansiedade, aumenta o foco e a disciplina:

Colagem, pintura e música. Essas são algumas das oficinas oferecidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de João Neiva para os pacientes cadastrados.

Com uma rotina diária, os pacientes participam das oficinas no período da manhã. Tomam café e almoçam também. Agora a turma se prepara para confeccionar os enfeites de festa junina.
A oficineira do CAPS Sandra Teófilo Veiga explica que o trabalho manual é terapêutico e ajuda os pacientes na medida em que diminui a ansiedade, aumenta o foco e a disciplina:

“Ter uma rotina de tarefas e se dedicar a algo fortalece a saúde mental. Os pacientes também fazem amizades e interagem uns com os outros durante os trabalhos, o que auxilia no tratamento. As oficinas terapêuticas são espaços de interação e socialização que visam à inserção do usuário em um espaço social, por meio de atividades que promovem a expressão de sentimentos e vivências”.

De acordo com a coordenadora do CAPS Sandra Delaria Ramos, as oficinas são destinadas para os pacientes intensivos:

“Os atendidos pelo CAPS passam por consulta com psicóloga e assistente social e após isso são convidados para participar das oficinas”.

CAPS

Durante todo o ano, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de João Neiva oferece atendimento à população realizando acolhimento e triagem multiprofissional, além de consultas com médico especialista em saúde mental, e ainda, oferece acompanhamento psicológico e visitas domiciliares. Além dos médicos e psicólogos, a equipe do CAPS é composta por enfermeiros e assistentes sociais.

A procura maior é de adolescentes e adultos com sintomas de ansiedade, depressão e dependência química, principalmente de álcool.

Mente sã, corpo são  -  A coordenadora do CAPS destaca que alguns hábitos podem auxiliar a manter uma mente sadia. Mesmo com a correria do dia a dia, tire um tempo para cuidar de você, fazer o que gosta. Alimente-se bem e faça atividades físicas, esses dois hábitos são fundamentais para ter uma mente sadia. Ter uma atitude positiva e resiliente diante da vida e das adversidades também são fatores decisivos para manter uma boa saúde mental. (Por Priscila Moreschi - PMJN)

Leia também:

Desfiles terão um esquema especial de assistência médica
Rússia perdeu mais um general em combates na Ucrânia
Ação da Prefeitura da Serra visa proteger o Auxílio Brasil
Reclamações contra aéreas sobem 94% no primeiro trimestre
Kiev estima morte de 3 mil soldados ucranianos na guerra
Feriado da Páscoa movimenta aeroportos e as rodoviárias
GRES Novo Império é a campeã do Carnaval de Vitória 2022
O vencimento do IPVA para os veículos leves já começou
Pescado é opção mais econômica para a Semana Santa
EUA: Várias pessoas são baleadas no metrô de Nova York

TAGS:
CAPS | JOÃO NEIVA | OFICINAS | PACIENTRS | USUÁRIOS