POLÍTICA NACIONAL

Vacinação contra H1N1 vai recomeçar na terça-feira (7) no ES.

Imunização vai até sexta-feira em todo o estado, segundo a Sesa.

Em 04/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 será retomada nos postos de saúde do Espírito Santo nesta terça-feira (7) e segue até sexta-feira (10).

A definição do período foi divulgada nesta sexta-feira (3) pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Oliveira, em reunião com representantes de todos os municípios para traçar as estratégias de vacinação.

O secretário acredita que este período é suficiente para seja vacinado 100% do grupo prioritário, que inclui crianças entre 6 meses e 5 anos, idosos, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias).

A campanha está sendo realizada com um lote de 150 mil vacinas adquiridas pelo estado. As doses chegaram na madrugada de quinta-feira, e começaram a ser distribuídas no mesmo dia.

A quantidade de doses que cada município está recebendo leva em consideração o percentual de pessoas que fazem parte do grupo prioritário que ainda não receberam a imunização. Segundo Oliveira, na campanha nacional de vacinação o estado conseguiu atingir 94,9% do público-alvo.

O secretário destaca que as vacinas serão suficientes para imunizar todas as pessoas que fazem parte dos grupos de risco e que, portanto, não será preciso correria aos postos de saúde.

“Não precisa amanhecer na porta do posto. A população pode ir com tranquilidade que terá vacina garantida. Cada cidade receberá o quantitativo necessário.”

Na próximo dia 14, será realizada novamente uma reunião com secretários municipais de saúde para fazer um balanço do período de retomada da vacinação. “Avaliaremos o que aconteceu neste período e definiremos quais serão os próximos passos”.

Critério
O critério para escolha da período da nova campanha considerou a logística para que as vacinas cheguem em todo território capixaba. “Nós vamos abrir a vacinação em todo o Estado simultaneamente, porque, se começássemos em um município e em outro não, poderíamos provocar uma correria desnecessária”, explicou.

A expectativa é que 120 mil pessoas sejam vacinadas e complete assim os 100% de imunização do grupo prioritário. Os doentes crônicos ficaram de fora da campanha e só receberão a vacina caso sobre estoque.

Fonte: CBN Vitória